shadow

EROS, DE PECCATO ORIGINALE

Perfumart - resenha do perfume Peccato Originale - ErosEros – o nome vem do Deus Grego do amor, o filho alado de Afrodite. Mas a sua relação com a fragrância é outra, já que as criações da casa Peccato Originale são inspiradas nas fórmulas galênicas e nos medicamentos de outrora. Aqui, o amor vem retratado como o descuido das paixões ardentes, que resultavam em doenças venéreas, muito comuns no século passado.

Eros é um perfume baseado em uma antiga formulação usada para curar a sífilis, que trazia bálsamos de Gurjum e de Guáiaco. O limite entre a paixão e a loucura foram traduzidos em uma composição que combina notas de Oud (madeira de Agar) e bálsamo de Gurjum, no topo; almíscar, rosa vermelha e Oud, novamente, no corpo da fragrância; âmbar, musgo, patchouli e madeira de guáiaco, na base.

O bálsamo de Gurjum é obtido através de árvores muito cultivadas na Malásia e na Indonésia. Possui cheiro balsâmico e amadeirado e é, normalmente, usado como um agente fixador, ainda que em poucas criações. Mas o segredo de Eros vem da combinação entre o Oud e a rosa. O Oud utilizado nesta fragrância é aquele com facetas amadeiradas e medicinais. E mesmo presente em dois estágios da pirâmide olfativa, ainda assim, perde para a rosa, que é muito presente. Esse combo de Oud com rosa é sensual e sexual.

Na pele, a fragrância de Eros se comporta de maneira linear, com projeção e fixação acima da média. Não é inovadora, ainda mais se você já conheceu os perfumes quentes do Oriente Médio, por exemplo, que sempre trazem muitas nuances de Oud e rosas. Mas para uma fragrância de origem italiana, me surpreendeu bastante, pois foge das colônias cítricas e mediterrâneas de sempre.

E no jogo do amor e da sedução, a rosa sempre tem lugar de destaque!

*imagem: reprodução /shop.peccatoriginale.com


 

The following two tabs change content below.
Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!