FENDI

Perfumart - Logo Fendi

Fendi é uma casa de moda italiana que foi fundada, em 1925, por Edoardo e Adele Fendi, artesãos de Roma. A Fendi começou como uma empresa familiar e, posteriormente, veio a alcançar destaque na vanguarda da alta costura.

Adele Casagrande abriu uma pequena loja de peles e artigos de couro, em Roma, em 1918. Em 1925, casou-se com Edoardo Fendi e trocou o nome de sua loja para o de seu sobrenome. Em 1938 abriram uma segunda loja em Roma.

Com o tempo, os negócios continuaram a crescer e suas cinco filhas ingressaram na empresa, assim que atingiram idade suficiente, por volta de 1946. Edoardo faleceu em 1954, deixando a empresa nas mãos de Adele e de suas filhas. Paola assumiu o negócio de peles, Anna concentrou-se em couro, Franca se envolveu no relacionamento com clientes, Carla passou a ser a coordenadora dos negócios e Alda assumiu o departamento de vendas.

Em 1965, o designer alemão Karl Lagerfeld juntou-se à Fendi. Ele criou o logo “FF” invertido – que acabou se tornando o símbolo mundial da marca – e seu primeiro desfile pela Fendi ocorreu em 1969. Mais tarde, Maria Silvia Venturini Fendi, filha de Anna Fendi, virou a chefe do departamento de estilo que teve, como diretor criativo, o próprio Karl Lagerfeld.

A Fendi conta, atualmente, com mais de 100 lojas em todo o mundo, sendo uma emblemática na cidade de Nova Iorque, localizada na Quinta Avenida (hoje este tipo de loja recebeu o nome de Flagship). Embora as suas lojas estejam espalhadas por todo o mundo, a Fendi permanece alocada em Roma.

Adele Fendi morreu em 1978 com 81 anos.

Com relação às fragrâncias, a primeira delas foi lançada em 1985 (Fendi for Women), seguida pela primeira versão masculina, em 1988 (Fendi Uomo). Nos anos 90, novos perfumes foram lançados ao mercado, tendo Fendi Theorema como um grande ícone da perfumaria da empresa. Por volta de 2010, chegava ao mercado a linha mais recente de fragrâncias da Casa: Fan di Fendi, que hoje já conta com algumas variações (flankers).

A Fendi parece não acompanhar a concorrência acirrada desse mercado e mesmo com mais de três décadas, desde o lançamento de seu primeiro perfume, conta apenas com cerca de 30 fragrâncias comercializadas e criadas por narizes de prestígio, tais como: Christine Nagel, François Demachy, Thierry Wasser, Annick Menardo, etc.

Aviso legal: Marcas e logotipos pertencem às empresas e fabricantes e são usados aqui, exclusivamente, para fins de ilustração aos leitores.

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