Íris Grasse é um perfume definido como calmante e levemente seco. Sua fragrância traz inúmeras facetas herbáceas, florais e levemente atalcadas, através de notas de cabeça de íris e flor de maracujá, abrindo caminho para um corpo de jasmim e gardênia, sobre uma base de patchouli, vetiver e baunilha.
Mais uma vez, a perfumista criou um floral em homenagem às mulheres, sob o conceito de transmitir a crença na paz e no amor, utilizando apenas ingredientes naturais.
Na pele, Íris Grasse foge do convencional e apresenta uma fragrância floral-frutada, na qual a nota de íris deixa de ser o ingrediente-chave para fazer parte de um arranjo inusitado de gardênia, flor de maracujá e baunilha. E aqui está o maior diferencial, mas também o maior defeito deste perfume, na minha opinião. Embora eu não seja um perfumista e não tenha o conhecimento para criar uma fragrância, sou um bom avaliador e, sobretudo, um consumidor. E muito me incomoda uma comunicação que pode passar uma impressão errada sobre um produto, principalmente, um perfume cujo nome é Íris Grasse e o resultado fica longe de ser o esperado pelos amantes da nota de íris.
Adorei sentir as facetas frutadas e verdes (quase gramíneas) da flor de maracujá; adorei a qualidade da gardênia, aqui amparada pelo jasmim; porém, a leveza elegante e polvorosa da íris, que esperava encontrar nesta criação, simplesmente não existe.
Mas nem tudo está perdido! Um dos lados positivos da perfumaria independente é esse: produção em pequenos lotes e possíveis ajustes e reformulações em espaços menores de tempo. A fragrância não é ruim e possui boa tenacidade. Talvez, devesse se chamar Passion Flower e tudo faria mais sentido.
*imagem: reprodução / www.ateliersegallbarutti.com.br
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- FAVA SELVAGEM, DE TANIA BULHÕES - 31/07/2024