Em 2016, Jean Paul Gaultier apresentou ao mundo uma nova versão de seu icônico Le Male (de 1995), bem como uma nova variação para o famoso perfume feminino Classique (de 1993). A história de dois perfumes, verdadeiros best-sellers, se encontra com a inovação. De acordo com a grife, é um novo passo, elevando o famoso duo à Belle Parfumerie.
O conceito por trás das fragrâncias revela um laboratório localizado no interior da “fábrica de Gaultier”, que vem sendo explorada nas últimas campanhas. Inclusive, o livro de capa dura (feito para a imprensa) traz fotos exclusivas sobre o tema.
Le Male Essence de Parfum foi criado em concentração Eau de Parfum Intense. Possui notas de Artemísia, cardamomo, bergamota e pimenta, no topo da composição. Em seguida, traz notas de lavanda, sálvia, canela e couro, no corpo. No fundo, foram combinadas notas de madeira ambarada, fava tonka, baunilha, almíscar e costus (também conhecida como cana-do-brejo).
Mas antes de falar de sua desenvoltura, vale explicar uma coisa: a nota de couro não é rascante, tampouco seca. O próprio perfumista – Quentin Bisch – explica, no vídeo oficial, que ele utilizou a flor de osmanthus para obter um acorde de camurça. Portanto, fiquem atentos às análises que podem vir a mencionar acordes inexistentes.
Dito isso, Le Male Essence de Parfum é, basicamente, um perfume que exala cardamomo e Artemísia, seguidos por um coração de lavanda e canela, sobre uma base de fava tonka. Não vejo muita ligação com a fragrância original, exceto pela lavanda, que é a nota que inicia o processo de memória olfativa no meu cérebro. Na minha pele, senti mais semelhança com fragrâncias como CH Men e Spicebomb, do que com Le Male. E isso, de certa forma, me desaponta um pouco. Além disso, outro aspecto importante é esclarecer que a projeção não é absurda, como em Ultra Male, por exemplo. Aqui, a fragrância se comporta de forma mais fechada, embora possua alta durabilidade.
Por fim, me resta falar do frasco que é, na minha opinião, o grande destaque nesse novo duo. Jean Paul Gaultier sempre enfrentou a questão de gêneros em seu trabalho, inclusive na perfumaria, e o fetiche por marinheiros foi exaltado através do famoso torso verde. Agora, assim como já aconteceu com os manequins nas vitrines, seus frascos também evoluíram e ganharam músculos. No mercado atual, o corpo esguio de outrora não é mais atraente. E o novo Le Male Essence de Parfum mostra um torso mais trabalhado, com ombros mais largos e cintura mais reta. A barriga é “trincada” e os acabamentos ganharam cor mais acobreada. Chama atenção em qualquer coleção!


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Olá o meu é no corpo masculino com tom marrom, o que aconteceu?
José, dá uma olhadinha aqui nos comentários acima.
Comprei o perfume numa loja Sephora e a vendedora me disse que mudaram a cor de marrom para azul a fim de distinguir melhor o perfume masculino do feminino. Será que procede a explicação? Obrigado pelo retorno. Abraço.
O perfume cujo líquido é de cor marrom sempre foi o feminino. O que mudaram, recentemente, foram as embalagens, pois a lata do masculino era cor de cobre, bem como os acabamentos do frasco, e eles mudaram para prata a fim de ser mais fácil identificar.
Olá. Já vi alguns Le Male Essence de Parfum na cor marrom e outros num tom azulado. Qual a diferença? Obrigado.
A origem, com certeza. Pessoalmente, o líquido não é tão azul como nas fotos da internet. Por isso, gosto de produzir minhas próprias imagens.
Entretanto, líquido marrom só mesmo nessas fotos de anúncios suspeitos de venda ou na versão feminina, chamada Classique Essence de Parfum.