shadow

MÉMOIRE, DE L’ARC PARFUMS

Perfumart - resenha do perfume Mémoire

O perfume Mémoire foi lançado em 2015 e, apesar do nome, faz parte da The Voyage Collection, que reúne fragrâncias que retratam as viagens olfativas de Maître de Claude, as diversas culturas e seus destinos maravilhosos. O nome completo do produto é Mémoire Carnet de Voyage que significa, em Língua Portuguesa, Diário de Memórias das Viagens.

Mémoire traz, como conceito criativo, um passeio pelo Cantão de Conca D’Oro, que é um agrupamento de comunas criado em 1973 e dissolvido em 2015. Sua fragrância foi criada por Julien Rasquinet, que já deu vida a perfumes de marcas como Amouage, Histoires de Parfums, Masque Milano etc. Ela traz notas de saída de bergamota, abacaxi, cassis e açafrão, que abrem espaço para um coração mais floral, com notas de lírio do vale, violeta, rosa e cypriol e caminham em direção à uma base amadeirada com notas de almíscar, cedro, patchouli, sândalo e ambergris.

Ao tocar a pele, Mémoire apresenta uma das melhores saídas que pude experimentar em fragrâncias nos últimos tempos. Isso porque a nota de açafrão não é muito comum no topo da pirâmide olfativa e, nesta criação, trouxe um efeito de cobertor, que abafou o teor frutado e acabou gerando um efeito de madeira úmida. Aqui, Mémoire se posiciona como uma fragrância masculina.

Todavia, a evolução desta composição não é muito sutil e o coração floral traz um lado mais delicado e quebra as barreiras de gênero. Então, as notas de lírio do vale e violeta se unem e transformam Mémoire por completo. A fragrância, antes frutal-amadeirada, passa a se mostrar floral-amadeirada e assim permanece.

Com o passar do tempo, muitas nuances de madeira se revelam. Mas não é o sândalo que reina com suas facetas cremosas, sim o cedro, mais vibrante e de aspecto diurno, ensolarado.

Na minha pele, Mémoire se comporta com boa versatilidade e ótima performance. A fragrância exala de forma consistente e o resultado, com violeta perceptível e muitas madeiras, me faz pensar em uma espécie de par ideal para a fragrância de Boréale (para aqueles que acham esta muito feminina).

Mémoire é aquele tipo de perfume que combina expectativa com realidade, pois fará muitos se lembrarem de você em algum momento.


 

The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: