O perfume Mémoire foi lançado em 2015 e, apesar do nome, faz parte da The Voyage Collection, que reúne fragrâncias que retratam as viagens olfativas de Maître de Claude, as diversas culturas e seus destinos maravilhosos. O nome completo do produto é Mémoire Carnet de Voyage que significa, em Língua Portuguesa, Diário de Memórias das Viagens.
Mémoire traz, como conceito criativo, um passeio pelo Cantão de Conca D’Oro, que é um agrupamento de comunas criado em 1973 e dissolvido em 2015. Sua fragrância foi criada por Julien Rasquinet, que já deu vida a perfumes de marcas como Amouage, Histoires de Parfums, Masque Milano etc. Ela traz notas de saída de bergamota, abacaxi, cassis e açafrão, que abrem espaço para um coração mais floral, com notas de lírio do vale, violeta, rosa e cypriol e caminham em direção à uma base amadeirada com notas de almíscar, cedro, patchouli, sândalo e ambergris.
Ao tocar a pele, Mémoire apresenta uma das melhores saídas que pude experimentar em fragrâncias nos últimos tempos. Isso porque a nota de açafrão não é muito comum no topo da pirâmide olfativa e, nesta criação, trouxe um efeito de cobertor, que abafou o teor frutado e acabou gerando um efeito de madeira úmida. Aqui, Mémoire se posiciona como uma fragrância masculina.
Todavia, a evolução desta composição não é muito sutil e o coração floral traz um lado mais delicado e quebra as barreiras de gênero. Então, as notas de lírio do vale e violeta se unem e transformam Mémoire por completo. A fragrância, antes frutal-amadeirada, passa a se mostrar floral-amadeirada e assim permanece.
Com o passar do tempo, muitas nuances de madeira se revelam. Mas não é o sândalo que reina com suas facetas cremosas, sim o cedro, mais vibrante e de aspecto diurno, ensolarado.
Na minha pele, Mémoire se comporta com boa versatilidade e ótima performance. A fragrância exala de forma consistente e o resultado, com violeta perceptível e muitas madeiras, me faz pensar em uma espécie de par ideal para a fragrância de Boréale (para aqueles que acham esta muito feminina).
Mémoire é aquele tipo de perfume que combina expectativa com realidade, pois fará muitos se lembrarem de você em algum momento.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Cartões olfativos podem influenciar na escolha de perfumes. - 23/10/2024
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024