shadow

SEX APPEAL, DE JOVAN

Perfumart - resenha do perfume Jovan - Sex Appeal

Este perfume foi mais uma compra às cegas que fiz, depois de muito pesquisar e ler/assistir resenhas positivas sobre a fragrância. Oficialmente, foi lançado em 1976, junto com uma versão feminina, já descontinuada.

Sex Appeal possui uma composição complexa, típica dos perfumes da década de 70, sempre muito densos e com frascos que quase tinham bigodes (risos). Brincadeiras à parte, atualmente a empresa apenas fala que é uma fragrância composta de ervas e especiarias. Mas a composição oficial traz notas de bergamota e limão, no topo; lavanda, cravo (a flor), patchouli, sândalo e vetiver, no coração; âmbar e almíscar, na base. Não estranhe se você sentir o perfume e jurar, de pés juntos, que tem gerânio e musgo. Isso porque Sex Appeal é amadeirado, especiarado (ou especiado, como se fala atualmente), musgoso e um tanto aromático. Faz o tipo old school, categoria que não atrai os jovens e, ouso dizer, nem os mais velhos, que não querem mais aparentar a idade real com perfumes ditos “de vovô”.

Mesmo sendo comercializado como Cologne (que é o termo usado para perfumes masculinos, em Inglês), tem concentração mais alta do que uma Eau de Cologne. A caixa traz um slogan divertido, que diz: “Sex Appeal. Agora você não precisa ter nascido com ele”. O frasco segue a identidade visual atual, que transmite aquilo que chamamos de “perfume barato”. Mas não se deixe enganar: por mais que o exterior seja pobre, sua qualidade ainda impressiona.

Na pele, o cheiro vai do limão azedo ao almíscar sensual, passando por nuances florais, musgosas e cheias de presença. É um clássico masculino, que possui o mesmo estilo de outros da época, como Gentleman (1974), Pierre Cardin (1972) e Giorgio for Men (1984). Para mim, é um perfume que resgata tradições e que quebra um galho, caso você não queira mais investir alto em uma fragrância similar de marcas mais caras, mas gosta de sentir esse tipo de perfume vez ou outra. A projeção e a durabilidade são muito boas, de verdade. Pena que a fragrância atual possui algumas nuances muito artificiais, mas isso também se vê em perfumes de grifes de prestígio, graças às famosas reformulações.

No Brasil, Sex Appeal é facilmente encontrado em lojas de venda coletiva por cerca de R$180. Mas se você é do tipo que viaja para o exterior com certa frequência, vale a pena conhecer e trazer de lá, já que custa em torno de 10 dólares nos Estados Unidos.


 

The following two tabs change content below.
Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!