shadow

SPICE OUD, DE FRANCIS LIBIRAN

Perfumart - resenha do perfume Francis Libiran - Spice Oud

Spice Oud faz parte da coleção de Eaux de Parfum da grife e foi lançada em novembro de 2023 a fim de celebrar os 25 anos da marca de Francis Libiran. Criada pelo perfumista filipino Renato Lopena Jr., a fragrância traz uma nova visão da nota de OUD. Em nossas conversas, ele me revelou que para muitos filipinos, principalmente aqueles que não gostam muito de perfumes, a nota de Oud é difícil de ser apreciada, mesmo nos dias de hoje.

O processo criativo foi trabalhar uma fragrância de Oud para a marca de Francis Libiran, que pudesse ser apreciada e vestida, sem dificuldade, no clima da região. Para isso, ele criou um acorde de neve, capaz de passar a sensação de frescor e frio em uma composição amadeirada.

A fragrância de Spice Oud é classificada como amadeirada-aromática e abre com notas de alecrim e especiarias frias, revelando o inusitado acorde de neve, além de flor de laranjeira e íris. Na base da composição, notas de cedro, almíscar, Oud e bálsamo de abeto redefinem o que conhecemos por elegância.

Assim que borrifada sobre a pele, a fragrância abre verde e picante. Não espere encontrar o combo de madeiras e baunilha que muitos utilizam como sendo Oud, porque aqui o ingrediente está mais presente no nome, fazendo o papel esperado pelo time de Marketing, do que na composição. Mas ele vem, só resta esperar!

Spice Oud tem nuances levemente salgadas e picantes, ainda que gélidas. Não me foi revelado, mas eu sinto um pouco de cúrcuma, menta, cominho e cardamomo nesse tal acorde de neve. E eu adoro cheirar e cheirar, sem pressa, tentando identificar as notas das fragrâncias.

Ao mesmo tempo, a íris é bastante evidente e a fragrância se comporta – pelo menos em minha pele – como amadeirada-especiada. Todavia, conforme evolui, um cheiro áspero e acourado vem e vai, me fazendo pensar em ládano, quando, na verdade, meu olfato insiste em me dizer que é cúrcuma.

Com o passar do tempo, a jornada sobre a pele, o tão falado dry down, começa a revelar uma fragrância muito mais conífera, verde e densa. Então, o “Oud Condimentado” se transforma em “Oud Lenhoso” e me recordo de quando esse ingrediente começou a ser utilizado, em pequena escala, e ainda era possível encontrar diferentes tipos de Oud: medicinal, amadeirado e achocolatado.

Por fim, Spice Oud é realmente mais sobre madeiras aromáticas e o público masculino do que qualquer outra coisa. Nunca havia pensado na questão cultural do homem Filipino e o que seria considerado sofisticado e viril por lá. Agora eu sei.


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, avaliador olfativo, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *