shadow

TERRACOTTA LE PARFUM, DE GUERLAIN

Perfumart - resenha do perfume Guerlain - Terracotta

O perfume Terracotta Le Parfum foi lançado em 2014, como uma Edição Limitada, para celebrar os 30 anos do pó bronzeador Terracotta, que faz parte da divisão conhecida como “Ícones de Maquiagem Guerlain”. A empresa o define como uma lenda absoluta e um produto indispensável, inspirado por uma viagem ao coração do deserto, capturando os reflexos do sol e iluminando a tez com um brilho natural.

Coube ao perfumista da Guerlain, Thierry Wasser, interpretar o lendário pó em forma de fragrância. O conceito já existia e não podia ser alterado, obviamente. Restava engarrafar o efeito solar, sem abrir mão da qualidade e, sobretudo, da feminilidade. Para tal, foi preciso pensar em notas luminosas e exóticas, que transmitissem essa sensação. E essa tarefa é mais difícil do que se pensa, pois o conceito de luminosidade e notas solares muda bastante de acordo com o lugar e a cultura.

Para muitas mulheres, esse tipo de resultado vem através de notas frutadas e tropicais, fazendo ligação com drinks exóticos e coloridos. Para outras, o cheiro de bloqueador solar (com nuances de banana ou coco) traz essa sensação, mas vale lembrar que esse tipo de produto não existe em todas as praças.

Entretanto, havia uma questão importante envolvida, pois esta nova fragrância precisava dar seguimento às outras duas anteriores: Terracotta Voile d’Ete (1999) e Terracotta Eau Sous Le Vent (2009), ambas florais. Isso significa que Terracotta Le Parfum não poderia ser muito frutal, com nuances de manga, maracujá ou kiwi, por exemplo. E quando se fala em acorde solar (ou notas solares) para a criação de uma fragrância floral feminina, é possível associar o cheiro do musk mallow, da gardênia, do frangipani e até do lírio.

A fim de manter a harmonia com as fragrâncias anteriores, foram utilizadas algumas notas principais, como a flor Tiare – que é a gardênia do Tahiti – e o ylang-ylang. Temos então, de acordo com a marca, notas de bergamota e coco, no topo; Flor de laranjeira, jasmim Sambac, Tiare e ylang-ylang, no corpo; Almíscar e baunilha, no fundo.

Na pele, Terracotta Le Parfum se comporta como um belo floral branco que consegue aliar nuances adocicadas e cremosas, através de uma fragrância sofisticada, sensual e madura. Digo isso, pois a maioria dos florais brancos opulentos não foram feitos para meninas ou mulheres de personalidade comedida. E este aqui não é diferente!

Uma outra característica digna de elogios está no fato de ser possível sentir quase todas as notas, independente de quem usa. É verdade que o cheiro de coco fica mais persistente em algumas pessoas, bem como o perfume da tuberosa fica evidente em outras, embora aqui esta seja apenas uma das nuances do jasmim. A baunilha também desempenha seu papel, mas me faz pensar mais na orquídea-baunilha, do que no aroma da essência que é utilizada em culinária. Por isso, um reforço no aspecto floral, ao invés de pesar para o gourmand.

Particularmente, não concordo quando vejo críticas sobre o uso deste perfume no verão ou em dias quentes. O conceito de uma fragrância floral e de tons solares não indica, necessariamente, que ela seja para tal época do ano. Para isso, as grifes lançam suas Summer Editions (edições de verão). Além disso, o sol nasce diariamente, inclusive no inverno. E Terracotta Le Parfum combina muito mais com dias de outono e inverno, nos quais o cheiro narcótico do jasmim e do ylang-ylang são notados a metros de distância, mas não incomodam. Portanto, tome cuidado quando as pessoas falam de protetor solar e involuntariamente você pensa em praia e calor.

O frasco de Terracotta Le Parfum é lindo e dá para notar a semelhança com a embalagem do pó bronzeador, quando visto por cima. A fragrância possui alta qualidade e poderia fazer parte das coleções exclusivas da Guerlain sem dificuldade, pois faz lembrar várias outras da Alta Perfumaria que são vendidas não só para as mulheres, como também para os homens.

Mas lembrem-se: Le Parfum significa “O Perfume”, em francês. Todavia, Terracotta Le Parfum é uma Eau de Toilette. Mais uma vez, belíssimo trabalho de Thierry Wasser!


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É jurado e crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, blog especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: