Vanillary chegou ao mercado em 2009, como parte da linha de fragrâncias chamada “Greatest Hits” (maiores sucessos), que trouxe algumas criações da antiga divisão de perfumes chamada B Never Too Busy To Be Beautiful (leia a história completa aqui).
É um perfume reconfortante e levemente adocicado ou, como costumamos chamar em perfumaria, “comfort scent”. Possui, na sua composição, absoluto de baunilha, absoluto de jasmim, fava tonka, além de compostos químicos como Lilial − que possui aspecto floral de muguet (lírio do vale) − e Benzyl Cinnamate, que reforça as nuances florais-adocicadas da fragrância.
Este perfume já teve algumas faces: frasco oval com tampa dourada, frascos com rótulo e caixa impressos com tiras em cor de rosa, etc. que o tornavam, visualmente, muito feminino. Com a abordagem de um público mais diversificado, foi preciso mudar a cara do produto. O meu frasco (10ml) ainda faz parte da antiga identidade visual, quando os perfumes vinham em frascos pretos e em três formatos: 30ml, com 20% de essência (parfum); 10ml, com 15% de essência (no limite entre EDP e Parfum) e perfume sólido, com 10% de essência. Atualmente, os frascos trazem um rótulo amarelo, com orquídeas-baunilha impressas.
Na pele, o resultado é saboroso. Usei o prefixo sabor, porque o cheiro desta fragrância estimula nossas papilas gustativas, ou seja, trata-se de uma fragrância gourmand. Em Vanillary, o absoluto de jasmim abre espaço para o absoluto de baunilha, deixando que este brilhe como a estrela principal. Mas o jasmim está presente o tempo todo, só que em segundo plano, como as nuvens e o céu que compõem uma pintura e que ninguém dá importância. Porém, sem eles, a obra de arte perde o significado.
A baunilha desta fragrância não é licorosa ou com cheiro de essência utilizada na culinária, com aquele aspecto sintético, que é muito utilizado na perfumaria. Aqui, o absoluto é rico e foi misturado à fava tonka, gerando um aroma de crème brûlée, com seu caramelo queimado. Por isso, muitas pessoas sentem uma baunilha esfumaçada, parecendo biscoitos assando no forno. No meu caso, como descendente de Portugueses, a primeira memória que me veio à cabeça foram os Pastéis de Belém, quando chegam quentinhos à mesa. Gostei muito!
Vanillary é super compartilhável e dura por muitas horas (mais de 12, sem perder potência). Entretanto, como os perfumes da empresa são sempre muito fortes, é preciso cautela na aplicação, ainda mais se não estiver frio. Caso contrário, o aspecto reconfortante dará lugar à uma fragrância muito enjoativa.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- FAVA SELVAGEM, DE TANIA BULHÕES - 31/07/2024