shadow

Coty Inc. anuncia uso de etanol sustentável em fragrâncias.

Perfumart - post etanol sustentável Coty testada
A Coty Inc. reforça compromisso com a sustentabilidade e anuncia uso
de etanol obtido do carbono na fabricação de suas fragrâncias.

 

No dia 03 de março de 2021, a Coty Inc., gigante mundial do setor de perfumes e cosméticos, anunciou a parceria com a LanzaTech (líder na produção de ingredientes verdes e sustentáveis ​​de próxima geração) com o objetivo de produzir fragrâncias mais sustentáveis, usando etanol proveniente da captura de carbono.

Depois de dois anos de pesquisas, essas empresas conseguiram desenvolver um etanol sustentável e com alto grau de pureza, capaz de ser adaptado pela indústria de perfumes. Assim, a Coty Inc. pretende fazer com que a maioria do seu portfólio de fragrâncias passe a conter essa matéria-prima até 2023.

Como se sabe, o etanol (popularmente chamado de álcool) é um ingrediente obtido da cana-de-açúcar, de cereais ou até mesmo do milho e é fundamental em produtos com fragrâncias, pois permite que as mesmas dispersem de maneira eficiente. As fragrâncias da Coty Inc. possuem álcool proveniente de matérias-primas como a cana-de-açúcar e a beterraba sacarina. Todavia, estas carregam terra, água e fertilizantes em sua composição.

Atualmente, as principais marcas de perfumes reforçam o uso do álcool orgânico em suas fragrâncias. Basicamente, para a produção deste tipo de álcool, toda a matéria-prima deve ser 100% orgânica e certificada. A cana-de-açúcar, por exemplo, é colhida ainda verde (evitando as queimadas). Já o álcool de cereais é produzido através do melaço, evitando a contaminação com produtos não orgânicos.

No caso deste novo álcool anunciado, obtido por eletrólise, ocorre a captura das emissões de carbono e seu processo utiliza um consumo mínimo de água (quase zero), além de reduzir a necessidade de terras agrícolas, diminuindo impactos ambientais.

Perfumart - post etanol sustentável gráfico
Imagem: Reprodução – LanzaTech

A demanda por produtos mais sustentáveis continua crescendo em todas as áreas e a captura de carbono está despontando como uma alternativa muito eficaz. No final do ano passado, uma empresa de bebidas anunciou a primeira vodka criada com o mesmo álcool proveniente da captura de carbono. Além disso, a própria LanzaTech também anunciou uma parceria com outras empresas para a produção do primeiro frasco de cosméticos fabricado com plástico derivado das emissões industriais de carbono.

 

 

Fonte: LanzaTech.com / Imagens: Reprodução – Pexels (free) e Lanzatech. / Textos: Perfumart.


 

The following two tabs change content below.
Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!