Cologne Reloaded foi lançado em 2013 e rapidamente se esgotou. Foi feito em um lote limitado e possui uma história interessante a ser contada. O perfumista Antonio Gardoni encontrou 40 garrafas de essências e preparações de perfumes em um antigo laboratório farmacêutico. Todos os materiais eram dos anos 40 e se encontravam ainda selados e em grandes condições de uso, sendo preservados na escuridão de um armário em um armazém subterrâneo. A luz e o calor não os danificaram.
Algumas das garrafas que estavam em melhor estado de conservação traziam a mistura da essência para a fabricação da Colônia de Esperis, ainda com a receita original e a dosagem para a preparação.
Seguindo as instruções coladas nas garrafas, ele misturou os ingredientes para todas as cinco variações diferentes da colônia e obteve alguns resultados muito interessantes, que o fizeram lembrar do cheiro de seu avô e da velha barbearia do bairro.
Conforme foi testando as fragrâncias em sua própria pele, acabou se apaixonando pelo resultado e decidiu explorar a fórmula a fim de criar um perfume mais contemporâneo e impossível de ser reproduzido sem a presença dessas matérias-primas de décadas passadas. Ao aumentar a concentração da base da fórmula de 4% para 15%, ele conseguiu obter uma essência mais rica e adequada para o seu novo perfume. Então, adicionou uma mistura de materiais mais atuais, que dividiu em três categorias: citrinos e lavanda; estoraque e outras resinas; castoreum.
O resultado foi emocionante ao ponto que ele decidiu usar cerca de 90% de todo esse material antigo para produzir apenas quatro litros de perfume. Assim nasceu Cologne Reloaded (em Português, Colônia Recarregada).
Na pele, Cologne Reloaded se comporta de maneira linear e masculina. Toca a pele como um belo fougère coberto por uma imensa dose de lavanda natural. A saída é belíssima e intrigante. Com o tempo, o perfume oscila entre o atalcado e o balsâmico, com nuances que fazem lembrar o tal cheiro de barbearia.
Durante a primeira hora, Cologne Reloaded projeta de maneira muito satisfatória. Porém, com o passar do tempo, perde força e se mantém rente à pele. Nessa fase da evolução, a fragrância se mostra amadeirada e levemente esfumaçada.
É o tipo de perfume que tende a agradar aos amantes de fragrâncias mais conservadoras, que não se importam com um toque de inovação. Seria ainda melhor se tivesse a mesma projeção e durabilidade de Maai, que foi criado depois e exala impiedosamente.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- FAVA SELVAGEM, DE TANIA BULHÕES - 31/07/2024
Boa noite!!!
Gostei muito das informações sobre perfumes.
Gostaria de adquirir alguns.
Como faço para comprar.
Obrigado.
Olá Anselmo!
O Perfumart é um blog pessoal sobre perfumaria. Para comprar, é preciso buscar em lojas físicas ou e-commerces. Algumas marcas analisadas por mim (Alta Perfumaria) não enviam para o Brasil, mas você pode pesquisar sobre redirecionamento.