Cuir Mauresque foi lançado em 1996 e seu nome significa, em Português, “Couro de Mouro”. Serge explica o seu conceito, dizendo que: “quando os Mouros ocuparam Córdoba, o couro adquiriu um odor particular: as peles dos animais eram curtidas usando cascas de acácias”.
Cuir Mauresque possui notas de âmbar, mirra, estoraque queimado, incenso, canela, cedro, civeta, noz-moscada, cravos, cominho, almíscar, casca de mandarina, flor de laranjeira, couro e madeira de aloé (da família da Aquilaria, de onde se extrai o oud).
E quando a gente pensa que já sentiu muitos perfumes e que nada mais irá fazer muita diferença, Serge Lutens vem e nos surpreende. E nestas horas, eu percebo que não conheço nem 1/3 do que gostaria (e muito) de conhecer.
Com uma saída inebriante de noz-moscada e âmbar, envoltos no aroma forte e conhecido da flor de laranjeira, Cuir Mauresque me levou à uma viagem pelos corredores dos mercados populares do Marrocos. Este “tour” feito pelas bancas de especiarias levou o dia inteiro, assim como a evolução precisa de cada nota desta fragrância. Foi como se eu fosse adicionando saquinhos de especiarias diferentes em uma única sacola de compras e, no final do dia, aquela sacola exalasse um cheiro poderoso. E assim surgiram as pesadas e quentes notas de coração, com cravo e canela (quem conhece a famosa bebida de mesmo nome irá entender) unidas à resina do estoraque. E para terminar de encher a sacola, foram inseridas notas de mirra, civeta e oud com peças de couro cru, ainda não tingidas nas tinas marroquinas.
O resultado é desconcertante, forte e, no meu ponto de vista, bem masculino. Cuir Mauresque é o típico perfume dos chefes de família que possuem três (ou mais) mulheres e que se gabam da beleza e do ouro que elas possuem.
Projeção e fixação excelentes. Dá até pena de quem está por perto com outro perfume, porque este exala muito e sobressai de verdade.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- FAVA SELVAGEM, DE TANIA BULHÕES - 31/07/2024