shadow

ENIGMA, DE CHARME ESSÊNCIA

Perfumart - resenha do perfume Charme Essência - EnigmaLançada em 2013, Enigma é definida como uma fragrância floral-aquática-amadeirada, que representa a delicadeza do encontro da Prunella (também conhecida por Erva-da-Cura, Cabeça-de-Dragão, etc.) com a refrescância aromática do alecrim. Sua inspiração foi o lado obscuro e enigmático dos oceanos.

Em sua composição oficial, Enigma possui notas de saída de bergamota, alecrim, Prunella e calone (composto sintético refrescante com nuances marinhas e ozônicas). O corpo da fragrância carrega notas florais de jasmim e ylang-ylang, enquanto a base é composta por notas de sândalo e mirra.

Mas antes de falar da fragrância e sua evolução na pele, preciso dizer algo importante: Enigma é um Extrato de Perfume disfarçado de Eau de Toilette! A projeção é absurda e não dá um minuto sequer de descanso. Na minha pele, passou de dez horas de fixação, com poucas borrifadas.

Com relação ao perfume em si, ao contrário de Fator TOP, que achei mais voltado para o público masculino, Enigma me parece mais apreciável se usado por mulheres. A classificação do perfumista é perfeita, pois se trata mesmo de um floral-aquático. A nota de Prunella, para quem não sabe, resulta em um aroma frutado e levemente fresco, semelhante ao cheiro de ameixas maduras, embora a planta faça parte da família da hortelã.

Na pele, a impressão é de ter se banhado com água de flores. O calone confere as nuances marinhas e as flores fazem o resto. A base demora mais de três horas para aparecer e, mesmo assim, não apresenta muita diferença. A mirra está lá no fundo, quase afogada nesse oceano enigmático. Já o ylang-ylang domina a evolução por vários momentos, parecendo até exagerado, de certa forma.

A fragrância é muito bem feita e perfuma sem medo. Acho uma ótima opção para uso diário em locais com o nosso clima. E com relação ao conceito, ao invés de me deparar com o mistério da profundeza dos oceanos e seus seres que brilham no escuro, fui surpreendido por sereias, que emergiram com seu canto hipnótico.

Por fim, o frasco segue o padrão visual da linha inicial da empresa, que passou a ter nova imagem com a coleção mais recente, chamada de Lendas e Mitos.

*imagem: reprodução


 

The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!