Em 2012, a Ferrari resolveu partir para a briga dentro de um novo mercado crescente, no qual grandes marcas estão lançando linhas de prestígio (também conhecidas por linhas exclusivas) a fim de atenderem aos apelos do seu público e conquistarem novos usuários. Assim nasceu a Essence Collection, com perfumes mais elaborados, ingredientes mais nobres e maior preocupação nos detalhes, como os frascos, por exemplo, que são mais pesados, trazem a marca gravada nas tampas e são ornamentadas pelo couro, que transmite luxo e sofisticação.
Em Essence Oud, que foi a primeira fragrância da linha, inspirada no prestígio e na elegância do espírito Ferrari Grand Turismo, o frasco foi pintado por nada menos do que 3 camadas de tinta metálica Rosso Maranello, criada como tributo à Ferrari Four. E podem acreditar: é infinitamente mais bonito em mãos, do que nas fotos da campanha.
A fragrância é quente e vibrante, rica em resinas e madeiras. E como eu sempre procuro fazer em minhas resenhas, fui buscar informações junto ao fabricante, para poder descrever as notas olfativas desta composição. Na saída, temos notas de elemi, açafrão e rosas; no coração, cominho, olíbano e madeira de Agar (oud/aoud ou Agarwood) e, por fim, notas animálicas, couro e ládano, na base. Temos, então, um perfume exótico e de estilo árabe, com nuances masculinas de rosas e rascantes de açafrão, introduzindo, de forma extraordinária, a parte mais bela da evolução, que gira em torno do oud e traz o esfumaçado incensado do olíbano (frankincense).
Esqueça o fator tempo e suba neste tapete voador, que desliza em alta velocidade pelas areias do deserto, pois, só assim, será possível perceber que as notas de fundo resolveram aparecer e o couro imprime luxo, ao mesmo tempo em que o ládano (muito semelhante ao banido âmbar cinza) dá o tom animálico final. Projeção e longevidade estão além das expectativas nesta fragrância.
Eu diria que Essence Oud é a experiência engarrafada de um italiano, após visitar o Oriente Médio.


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