shadow

FLORES, DE AQUA DOS AÇORES

Perfumart - resenha do perfume Aqua dos Açores - Flores

Flores Eau de Parfum foi o nome escolhido para uma das fragrâncias de lançamento da marca Aqua dos Açores, em 2019. O conceito criativo fala dos infinitos prados de flores que rodeiam os lagos vulcânicos na região dos Açores e do perfume que paira no ar com as brisas da primavera.

A fragrância de Flores Eau de Parfum é produzida na Itália e carrega notas de estragão, néroli e acorde aquático, na saída. No coração, notas de gardênia, jasmim, tuberosa, ylang-ylang, pittosporo e flor de laranjeira, sobre uma base de almíscar branco e conteira (gengibre-de-Kahili).

A Aqua dos Açores garante que a composição possui essências naturais dos seguintes ingredientes: néroli, pittosporum, conteira, ylang-ylang, tuberosa, jasmim e bergamota.

Antes de comentar sobre a performance na pele, vale esclarecer alguns pontos. O pitosporo-japonês, como é mais conhecido, é um arbusto de altura média, com folhagem perene e flores brancas com um leve perfume, similar ao das flores de laranjeira. A conteira, também conhecida por gengibre-selvagem e gengibre-amarelo, é uma planta herbácea, muito utilizada de forma ornamental, pois seus buquês são verticais (como espigas de milho), com flores amarelas e pistilos vermelhos. Em algumas regiões do mundo, como nos Açores e na Nova Zelândia, é considerada uma espécie invasora.

Na pele, Flores Eau de Parfum se comporta como um floral-almiscarado de muita beleza e complexidade. É aquele tipo de fragrância que mesmo que você desconheça a lista de ingredientes, ainda assim é capaz de identificar algumas de suas notas, pois é um daqueles casos raros em que todas conseguem se mostrar durante a evolução.

Na saída, o frescor do néroli e todo o teor herbal e anisado do estragão atingem as narinas sem piedade. De cara, você sabe que é um floral pungente, mas não sabe ao certo – nos primeiros minutos – qual tipo de buquê irá se revelar (branco, amarelo, lilás ou rosa). Então, toda a graciosidade do ylang-ylang se apresenta, trazendo as demais flores em fila, como se fosse uma mãe levando seus filhos de mãos dadas para algum lugar.

Eis que a lista de presença começa a ser cantada e cada nota vai se identificando e gritando: “presente”, conforme é chamada. Ylang-Ylang, não tão frutado, mais amadeirado e denso; Jasmim, adocicado e com facetas verdes; Gardênia, refinada e luminosa, traz um tom mais branco; Pitosporo, cremoso e intenso, faz coro com a flor de laranjeira; Por fim, a tuberosa, opulenta, sensual e com um aspecto de cera.

Flores Eau de Parfum é mais do que um floral branco, só porque reúne a família real desse perfil olfativo. E isso fica muito mais evidente quando a secagem acelera e revela o frescor cítrico da conteira, com um grande conteúdo soapy do almíscar branco. Aqui, o belo e perfumado buquê de flores se transforma em um sabonete grande, com uma linda embalagem e uma fragrância viciante, capaz de exalar à distância e com uma fixação que chega a dez horas no corpo.

Flores Eau de Parfum pode parecer com muitas outras fragrâncias florais já lançadas, mas não com esse tipo de clareza das matérias-primas e, sobretudo, qualidade. Para quem, assim como eu, cheira fragrâncias o tempo todo, diariamente, é um júbilo encontrar uma composição tão rica. Estou obcecado!


 

The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: