Flores Eau de Parfum foi o nome escolhido para uma das fragrâncias de lançamento da marca Aqua dos Açores, em 2019. O conceito criativo fala dos infinitos prados de flores que rodeiam os lagos vulcânicos na região dos Açores e do perfume que paira no ar com as brisas da primavera.
A fragrância de Flores Eau de Parfum é produzida na Itália e carrega notas de estragão, néroli e acorde aquático, na saída. No coração, notas de gardênia, jasmim, tuberosa, ylang-ylang, pittosporo e flor de laranjeira, sobre uma base de almíscar branco e conteira (gengibre-de-Kahili).
A Aqua dos Açores garante que a composição possui essências naturais dos seguintes ingredientes: néroli, pittosporum, conteira, ylang-ylang, tuberosa, jasmim e bergamota.
Antes de comentar sobre a performance na pele, vale esclarecer alguns pontos. O pitosporo-japonês, como é mais conhecido, é um arbusto de altura média, com folhagem perene e flores brancas com um leve perfume, similar ao das flores de laranjeira. A conteira, também conhecida por gengibre-selvagem e gengibre-amarelo, é uma planta herbácea, muito utilizada de forma ornamental, pois seus buquês são verticais (como espigas de milho), com flores amarelas e pistilos vermelhos. Em algumas regiões do mundo, como nos Açores e na Nova Zelândia, é considerada uma espécie invasora.
Na pele, Flores Eau de Parfum se comporta como um floral-almiscarado de muita beleza e complexidade. É aquele tipo de fragrância que mesmo que você desconheça a lista de ingredientes, ainda assim é capaz de identificar algumas de suas notas, pois é um daqueles casos raros em que todas conseguem se mostrar durante a evolução.
Na saída, o frescor do néroli e todo o teor herbal e anisado do estragão atingem as narinas sem piedade. De cara, você sabe que é um floral pungente, mas não sabe ao certo – nos primeiros minutos – qual tipo de buquê irá se revelar (branco, amarelo, lilás ou rosa). Então, toda a graciosidade do ylang-ylang se apresenta, trazendo as demais flores em fila, como se fosse uma mãe levando seus filhos de mãos dadas para algum lugar.
Eis que a lista de presença começa a ser cantada e cada nota vai se identificando e gritando: “presente”, conforme é chamada. Ylang-Ylang, não tão frutado, mais amadeirado e denso; Jasmim, adocicado e com facetas verdes; Gardênia, refinada e luminosa, traz um tom mais branco; Pitosporo, cremoso e intenso, faz coro com a flor de laranjeira; Por fim, a tuberosa, opulenta, sensual e com um aspecto de cera.
Flores Eau de Parfum é mais do que um floral branco, só porque reúne a família real desse perfil olfativo. E isso fica muito mais evidente quando a secagem acelera e revela o frescor cítrico da conteira, com um grande conteúdo soapy do almíscar branco. Aqui, o belo e perfumado buquê de flores se transforma em um sabonete grande, com uma linda embalagem e uma fragrância viciante, capaz de exalar à distância e com uma fixação que chega a dez horas no corpo.
Flores Eau de Parfum pode parecer com muitas outras fragrâncias florais já lançadas, mas não com esse tipo de clareza das matérias-primas e, sobretudo, qualidade. Para quem, assim como eu, cheira fragrâncias o tempo todo, diariamente, é um júbilo encontrar uma composição tão rica. Estou obcecado!
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- PORTINARI ABSOLUTO, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- STYLETTO ELEGANCE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- HORIZONTE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- HER CODE TOUCH, DE O BOTICÁRIO - 16/01/2025