shadow

IDÉE FIXE, DE L’ENVIE PARFUMS

Perfumart - resenha Idée Fixe

Idée Fixe também foi lançado em 2019 e é o perfume de número sete (#007) na coleção de fragrâncias da L’Envie Parfums. Seu nome significa, em Língua Portuguesa, “Obsessão” e sua fragrância é oriental com nuances especiadas.

A composição oficial de Idée Fixe lista notas de bergamota, cardamomo e pimenta preta, no topo; Íris, canela, sândalo, benjoim e baunilha, no corpo; Fava tonka, madeiras de cedro e de Guáiaco, patchouli e ládano, na base.

Assim que atinge a pele, a fragrância se mostra intensa e sensual. Muita canela, pimenta e baunilha chegam em um tapete voador, que te leva para as dunas árabes em questão de segundos. O perfil das fragrâncias de Nicho que evocam o estilo de vida e as paisagens da Árabia Saudita está representado neste perfume.

Idée Fixe traz aquele tipo de fragrância que qualquer marca deste segmento precisa ter em sua coleção, pois retrata o calor, a intensidade, as madeiras e todo aquele universo quente e cheio de especiarias e resinas.

O grande diferencial desta criação está no talento dos perfumistas e na maneira como as notas se complementam e os acordes são compostos e, no final das contas, podem representar a mesma coisa que já foi vendida antes, porém com diferentes conceitos e storytellings. Isso porque, Idée Fixe não carrega notas de OUD ou açafrão, mas elas poderiam estar listadas e todos acreditariam.

O mix de notas é tão rico, que você consegue sentir desde nuances coriáceas, provenientes do ládano, até as mais terrosas de açafrão ou as quentes da noz-moscada. As madeiras se complementam, ganham textura e até cor. Um efeito sinestésico revela uma resina de cor marrom, que escorre e enrijece, virando goma para incenso.

Na pele, a evolução é contínua e a canela é muito presente. Aqui, ela não é muito seca, tampouco doce em excesso. Mas, junto com a nota de baunilha, acaba conferindo um cheiro de biscoitos sendo assados. A fava tonka brilha, com sucesso, e traz nuances amendoadas que podem ser sentidas desde o princípio. E sem qualquer esforço, você não consegue parar de sentir essa deliciosa fragrância exalando de seu corpo a cada movimento.

Visualmente, Idée Fixe inaugura uma nova cor para o frasco, agora azul. Sua fragrância não é a mais inovadora da coleção, porém, como citei antes, se faz necessária. Fãs de fragrâncias quentes e orientais, com notas de fava tonka, canela, âmbar e OUD irão se deliciar com esta criação. A performance é excelente e a fragrância combina com alguns ambientes profissionais, pessoas sofisticadas, noites românticas e ocasiões especiais.

Lembra alguma outra fragrância? Sim, Rosendo Mateu Nº4, da coleção Olfactive Expressions. Mas esta não é vendida em qualquer lugar, especialmente no Brasil, e você gasta bem menos comprando o produto nacional.

Na minha opinião, Idée Fixe (#007), You Had Me at Hello (#006) e Falling Water (#004) são necessários e fazem bonito em qualquer coleção.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: