shadow

ROSENDO MATEU 3, DE ROSENDO MATEU OLFACTIVE EXPRESSIONS (2017)

Perfumart - resenha do perfume Rosendo Mateu 03

Rosendo Mateu 3 faz parte da coleção relançada, em 2017, pelo mestre perfumista que já teve seu nome envolvido em inúmeras fragrâncias de sucesso mundial.

Ao criar esta fragrância, Rosendo defende que ela se destaca pela sua elegância, sensualidade e intensa nota feminina ao vestir a pele de uma mulher. Ao mesmo tempo, também carrega uma atraente expressão masculina, que é confortável e elegante para um homem usar. Em suas palavras: “um perfume unissex, que está perto da perfeição”.

Rosendo Mateu 3 possui notas de bergamota da Calábria e néroli da Tunísia, no topo; íris, rosa Damascena e jasmim, no corpo; sândalo, vetiver, cashmeran, âmbar, fava tonka, baunilha e almíscar branco, na base.

Ao ser borrifada sobre a pele, a fragrância parece começar pelo fim, como se a pirâmide olfativa estivesse de cabeça para baixo. Isso porque os minutos iniciais trazem nuances doces – quase como caramelo – muito similares às que sentimos em perfumes compostos com Ethyl Maltol. E esse cheiro perdura por, pelo menos, uma hora após a aplicação. Isso pode ser assustador para os homens mais exigentes, que não curtem fragrâncias tipicamente femininas e que venham a experimentar sem grandes expectativas (embora o lado cítrico tenha ficado mais presente na blotter). Esta é a parte que, na minha opinião, pode representar um ponto negativo com relação às vendas diretas.

Entretanto, se você consegue usar qualquer tipo de perfume, independente do gênero, irá se surpreender com a evolução deste. Com o passar do tempo, a fragrância começa a ganhar nuances mais amadeiradas e é possível sentir a presença do vetiver com suas facetas mais esfumaçadas. Ao mesmo tempo, dá para notar o brilho do néroli bem de leve, principalmente, se a pele estiver aquecida. Como eu disse, parece que a composição está invertida.

Em tempos em que a liberdade sexual e assuntos relacionados às questões de gênero estão sendo discutidos, mundialmente, com maior amplitude, enxergo Rosendo Mateu 3 como uma fragrância que rompe todos os estigmas ligados a termos como transgênero, unissex, gender bender, compartilhável, etc.

Na minha opinião, Rosendo Mateu 3 é, simplesmente, perfume, em toda a sua essência literal. E como se sabe, para quem vive da arte da perfumaria, perfume não tem gênero, muito menos na perfumaria de nicho.

*imagem: reprodução / www.olfactivexpressions.com


 

The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: