shadow

SERA, DE ACCENDIS

Perfumart - resenha do perfume Accendis Sera

O perfume Sera foi lançado em 2022 e conta a história de uma princesa ruiva, que veio de um País distante e cujos olhos profundos traziam o Mediterrâneo em seu olhar. Seu cabelo tinha algo de misterioso e tudo se escondia naqueles cachos. A cor ruiva era como um pôr do sol, quente e brilhante, como as noites de verão, onde tudo é absolutamente perfeito. Sera significa, em Língua Portuguesa, Noite.

A fragrância de Sera é floral-frutal-âmbar e foi criada pelo perfumista Christian Carbonnel, que já criou mais de 100 fragrâncias para grifes como Al Haramain, Xerjoff, Kajal, Masque Milano, Nobile 1942, Sospiro etc. Ela traz notas de topo de laranja, bergamota, lichia e açafrão, que antecedem o centro da composição com notas de jasmim, âmbar e almíscar e descansam sobre uma base de baunilha, musgo de carvalho e madeiras.

Na pele, a explosão de frutas é evidente e a lichia exala com força, ganhando um efeito licoroso pelo contato com o açafrão, aqui mais quente do que acourado. A nota de laranja também é viva, porém não adiciona facetas muito cítricas, mas uma suculência levemente adocicada. A saída é realmente cativante!

Rumo ao coração, a fragrância evolui para um “floriental” de perfil mais voltado para o público feminino e exala um dulçor que vive competindo com uma faceta mais adstringente, como num eterno cabo-de-guerra. O jasmim é delicado e o âmbar é quente, preenchendo o ambiente de sensualidade.

Duas horas mais tarde, Sera já não exala muito daquele teor de âmbar licoroso e passa a se comportar como uma fragrância diferente, agora mais unissex e de estilo gourmand suave, onde a baunilha é cremosa e aconchegante. O acorde de madeiras confere um aspecto mais masculino, no qual a elegância é mais importante do que os músculos, enquanto o musgo de carvalho abandona seu lado mais musgoso e fougère, revelando um perfil mais úmido e amadeirado.

Ainda que venha no frasco branco, que dentro do conceito da Accendis simboliza a luz, esta fragrância carrega um lado oculto que brinca com a escuridão. Para mim, é uma aventura que começa com uma lichia suculenta e vibrante e acaba em um bosque de galhos densos e pouca luminosidade, com alguns feixes de um sol vermelho, prestes a se pôr.

Com boa performance e uma evolução que pode até surpreender, Sera é como aquele tipo de noite que você sabe como começa, mas não sabe como irá terminar.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *