shadow

SWISS ARMY CLASSIC FOR MEN, DE VICTORINOX 

Perfumart - resenha do perfume Victorinox - Swiss Army ClassicLançado em 1997, este perfume foi o primeiro da marca a chegar ao mercado e se tornou uma febre entre os usuários de fragrâncias importadas, que buscavam algo diferente dos lançamentos norte-americanos. A qualidade dos famosos canivetes suíços foi um ótimo precedente para tal.

Swiss Army Classic é um excelente aromático-amadeirado, que traz refrescância e sensação de bem-estar, embora seja visto por muitos, como genérico.

É composto por notas verdes, além de laranja yuzu, menta e bergamota, na saída. O corpo da fragrância tem notas de lavanda, alecrim, folhas de violeta e Edelvais, que é uma flor suíça, também conhecida como pé-de-leão (não confudir com o famoso dente-de-leão). Na base, foram adicionadas notas de bálsamo de pinheiro suíço, almíscar, cipreste e cedro.

O resultado é uma fragrância de saída levemente frutal e adocicada, com muita presença da laranja yuzu e que evolui, rapidamente, para um acorde de aspecto floral e aromático. A lavanda fica muito sutil, mas o alecrim e as nuances de violeta são bastante notáveis. Logo em seguida, é possível sentir o aroma clássico do cipreste que, em conjunto com o tom balsâmico, amadeirado e úmido do pinheiro, fazem deste perfume uma ótima opção para quem curte perfumes mais frescos, que não sejam extremamente frutais ou aquáticos.

Não existe muita evolução. Basicamente, a fragrância se apresenta deste jeito na pele e, na minha percepção, gira em torno da laranja yuzu, do alecrim e do cipreste.

Existem comparações com o Cool Water mas, sinceramente, não vejo semelhança alguma. Se for para dar uma noção de semelhança, prefiro compará-lo ao Burberry for Men, embora sejam bem diferentes.

O frasco é uma cápsula de vidro que vem encaixada dentro de um cilindro plástico com acabamento metalizado. Uma criação bem diferente, já naquela época. Tanto a projeção, quanto a fixação, são muito boas. Particularmente, eu aprecio.


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É jurado e crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, blog especializado em perfumaria.

Latest posts by Cassiano Silva (see all)

12 comments on “SWISS ARMY CLASSIC FOR MEN, DE VICTORINOX 

  1. Blz Cassiano, mas vc como usuário e apreciador… qual é o que vc se identifica mais,qual preferido por ti? sport ou classic ! vlw cara,se puder se for de responder ,responde essa pergunta aqui tranquilo,a anterior que te fiz , a pergunta foi muito “curta”,escrevi muito pouco!kkkkk abração!

    • Então, eu prefiro o tradicional, porque me faz lembrar um pouco de outra fragrância, como eu cito na resenha. Mas aqui, a versão Sport foi muito bem feita e respeita o DNA. Como você gosta de perfumes mais refrescantes, acho que vc precisa investir neste, embora o correto mesmo seja testar na pele antes da compra, como sabemos.

  2. Olá Cassiano tudo bem! meu querido,estou querendo comprar um swiss army ,mas estou em dúvida entre o classic e o sport,cara na tua opinião qual é o melhor?qual vc escolheria?se vc tivesse grana apenas pra comprar um ok,qual tu compraria? curto muito perfumes frescos/clean e meio que “mentolados”,floral,atalcado e doce tô fora!! gosto de perfumes no estilo:Armani code sport, azzaro chrome sport,versace eau fraiche,mercedes benz,pure energy thierry mugler,dior cologne,etc,etc! Mas diz aí qual é mais refrescante dos dois! desde já agradeço forte abraço!

    • Oi Tiago. Recebi todos os teus 4 comentários, mas deixei só este aqui, que é o mais “completo”…risos
      Para você, indico a versão Sport. Você não percebe, mas já tem a resposta quando me diz que gosta de Code Sport, Chrome Sport, etc. Se teu gosto te leva para os mais refrescantes/gelados, a opção é Sport.

  3. Olavo

    Cassiano,

    Este ou Silver Scent Pure? Qual agrada mais?

    • Silver Scent é polêmico e muito forte para a maioria das pessoas. Eu adoro!
      Mas acho que este tem a chance de agradar com mais facilidade.

  4. Redoxon

    Ele se parece muito com o perfume Galbe da O Boticário, mas a versão antiga do Galbe ( que era excelente) e não essa versão reformulada do Galbe de hoje em dia que ficou horrível .

  5. Marco

    Ótima resenha Cassiano, vale apenas comprar no escuro? É mais indicado para qual época do ano?

    • Obrigado.
      Sobre a compra, conheço poucas pessoas que não curtiram esse perfume. Não é um perfume de inverno mas, de forma geral, acho que funciona bem o ano inteiro no Brasil.

  6. Will

    Muito boa resenha! Tirou minhas dúvidas com relação ao perfume.

  7. Santos Helder

    Ola Cassiano td bom?VC acha que vale a pena compra no escuro?Nao gosto do Cool Water, se nao parecer melhor ainda hehe

    • Acho. Para mim, está mais para Burberry for Men, Stark da Mahogany, etc. Segue mais para o aromático, ao invés do oceânico.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: