shadow

SWISS ARMY CLASSIC FOR MEN, DE VICTORINOX 

Perfumart - resenha do perfume Victorinox - Swiss Army ClassicLançado em 1997, este perfume foi o primeiro da marca a chegar ao mercado e se tornou uma febre entre os usuários de fragrâncias importadas, que buscavam algo diferente dos lançamentos norte-americanos. A qualidade dos famosos canivetes suíços foi um ótimo precedente para tal.

Swiss Army Classic é um excelente aromático-amadeirado, que traz refrescância e sensação de bem-estar, embora seja visto por muitos, como genérico.

É composto por notas verdes, além de laranja yuzu, menta e bergamota, na saída. O corpo da fragrância tem notas de lavanda, alecrim, folhas de violeta e Edelvais, que é uma flor suíça, também conhecida como pé-de-leão (não confudir com o famoso dente-de-leão). Na base, foram adicionadas notas de bálsamo de pinheiro suíço, almíscar, cipreste e cedro.

O resultado é uma fragrância de saída levemente frutal e adocicada, com muita presença da laranja yuzu e que evolui, rapidamente, para um acorde de aspecto floral e aromático. A lavanda fica muito sutil, mas o alecrim e as nuances de violeta são bastante notáveis. Logo em seguida, é possível sentir o aroma clássico do cipreste que, em conjunto com o tom balsâmico, amadeirado e úmido do pinheiro, fazem deste perfume uma ótima opção para quem curte perfumes mais frescos, que não sejam extremamente frutais ou aquáticos.

Não existe muita evolução. Basicamente, a fragrância se apresenta deste jeito na pele e, na minha percepção, gira em torno da laranja yuzu, do alecrim e do cipreste.

Existem comparações com o Cool Water mas, sinceramente, não vejo semelhança alguma. Se for para dar uma noção de semelhança, prefiro compará-lo ao Burberry for Men, embora sejam bem diferentes.

O frasco é uma cápsula de vidro que vem encaixada dentro de um cilindro plástico com acabamento metalizado. Uma criação bem diferente, já naquela época. Tanto a projeção, quanto a fixação, são muito boas. Particularmente, eu aprecio.


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

12 comments on “SWISS ARMY CLASSIC FOR MEN, DE VICTORINOX 

  1. Blz Cassiano, mas vc como usuário e apreciador… qual é o que vc se identifica mais,qual preferido por ti? sport ou classic ! vlw cara,se puder se for de responder ,responde essa pergunta aqui tranquilo,a anterior que te fiz , a pergunta foi muito “curta”,escrevi muito pouco!kkkkk abração!

    • Então, eu prefiro o tradicional, porque me faz lembrar um pouco de outra fragrância, como eu cito na resenha. Mas aqui, a versão Sport foi muito bem feita e respeita o DNA. Como você gosta de perfumes mais refrescantes, acho que vc precisa investir neste, embora o correto mesmo seja testar na pele antes da compra, como sabemos.

  2. Olá Cassiano tudo bem! meu querido,estou querendo comprar um swiss army ,mas estou em dúvida entre o classic e o sport,cara na tua opinião qual é o melhor?qual vc escolheria?se vc tivesse grana apenas pra comprar um ok,qual tu compraria? curto muito perfumes frescos/clean e meio que “mentolados”,floral,atalcado e doce tô fora!! gosto de perfumes no estilo:Armani code sport, azzaro chrome sport,versace eau fraiche,mercedes benz,pure energy thierry mugler,dior cologne,etc,etc! Mas diz aí qual é mais refrescante dos dois! desde já agradeço forte abraço!

    • Oi Tiago. Recebi todos os teus 4 comentários, mas deixei só este aqui, que é o mais “completo”…risos
      Para você, indico a versão Sport. Você não percebe, mas já tem a resposta quando me diz que gosta de Code Sport, Chrome Sport, etc. Se teu gosto te leva para os mais refrescantes/gelados, a opção é Sport.

  3. Olavo

    Cassiano,

    Este ou Silver Scent Pure? Qual agrada mais?

    • Silver Scent é polêmico e muito forte para a maioria das pessoas. Eu adoro!
      Mas acho que este tem a chance de agradar com mais facilidade.

  4. Redoxon

    Ele se parece muito com o perfume Galbe da O Boticário, mas a versão antiga do Galbe ( que era excelente) e não essa versão reformulada do Galbe de hoje em dia que ficou horrível .

  5. Marco

    Ótima resenha Cassiano, vale apenas comprar no escuro? É mais indicado para qual época do ano?

    • Obrigado.
      Sobre a compra, conheço poucas pessoas que não curtiram esse perfume. Não é um perfume de inverno mas, de forma geral, acho que funciona bem o ano inteiro no Brasil.

  6. Will

    Muito boa resenha! Tirou minhas dúvidas com relação ao perfume.

  7. Santos Helder

    Ola Cassiano td bom?VC acha que vale a pena compra no escuro?Nao gosto do Cool Water, se nao parecer melhor ainda hehe

    • Acho. Para mim, está mais para Burberry for Men, Stark da Mahogany, etc. Segue mais para o aromático, ao invés do oceânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *