shadow

YAKAMOZ, DE ARTE OLFATTO NICHE LAB

Perfumart - resenha do perfume Arte Olfatto - Yakamoz

Yakamoz chegou ao mercado em 2021 e seu conceito fala de uma composição complexa, que busca contar sobre as noites de verão sob o luar, uma vez que seu nome tem origem Turca e não possui tradução direta para nenhum outro idioma. O significado do termo seria “o brilho do luar sobre o oceano”.

A fragrância de Yakamoz é floral-frutal-âmbar e possui notas de saída de bergamota e figo, que explodem sobre a pele e revelam um caminho central mais picante com notas de canela, noz-moscada, ylang-ylang, jasmim e rosa, no coração. A base traz notas de baunilha, âmbar e patchouli.

Assim que borrifada, a fragrância revela com muita força as notas de bergamota e rosa, embora esta não esteja no topo. Imediatamente, pensei nas fragrâncias que replicam o estilo do Oriente, com nuances de rosa muito vívidas, como as da grife Montale por exemplo. Sendo assim, vocês já podem imaginar a qualidade do que irão encontrar nesta criação da Arte Olfatto, certo?

Então, num piscar de olhos, o figo chega com facetas mais amadeiradas (de seus galhos e folhas) e puxa, junto consigo, o calor da noz-moscada. Aqui, as notas de rosa e jasmim exalam com intensidade e, mais uma vez, a fragrância muda e o ylang-ylang revela suas nuances mais leitosas.

Em cerca de dez minutos, Yakamoz evoluiu de um cheiro frutal suculento para um floral macio, o que me surpreendeu bastante. É nesse estágio, também, que a nota de canela fica mais perceptível, mas nada em exagero.

Em um último movimento, a fragrância de Yakamoz muda mais uma vez e apresenta uma baunilha leve e cremosa, que não está ali para sobrepor nenhuma outra nota, apenas para compor o acorde ambarado da base. E o resultado é um combo de figo, flores e âmbar que parece uma balança equilibrando facetas mais luminosas contra outras, mais misteriosas.

É bacana revelar que durante os meus testes, o lado floral (especialmente, a rosa) ficou presente por mais tempo na fita do que na pele.

Por fim, Yakamoz é uma fragrância incrível, diferenciada e de qualidade. Na minha opinião, é completamente unissex – mas cheia de personalidade – e performa muito bem. Não tinha nada parecido no meu acervo até então. Estou apaixonado!


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *