Nascido na Antuérpia, em 1958, Dries Van Noten é a terceira geração de uma família de alfaiates. Aos 18 anos, entrou no curso de design de moda na Royal Academy da Antuérpia. Lançou sua primeira coleção de moda masculina em 1986.
Em junho de 2008, recebeu o Prêmio Internacional de Designer do Ano pelo CFDA (Council of Fashion Designers of America). Em 2015, a França condecorou o estilista belga com a honra de Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres. Em outubro de 2016, Dries Van Noten ganhou o Prêmio Cultura da Província de Antuérpia, por sua contribuição à cultura.
Em junho de 2018, a gigante PUIG entrou na estrutura de capital da Dries Van Noten como acionista majoritária. Foi quando um novo pilar de negócios começou a ser desenhado: atuar no mercado de beleza.
Em março deste ano, a grife Dries Van Noten anunciou o lançamento de uma coleção de 10 perfumes sem gênero, além de 30 batons (sendo 15 com tons acetinados, dez foscos e cinco transparentes), sabonetes e acessórios, como espelhos e nécessaires. E já existe a promessa de produtos para a pele e para as unhas.
Dries Van Noten é conhecido no mundo da moda por suas combinações de cores, texturas e estilos, e essa característica também está presente na sua linha de cosméticos. Os batons são vendidos em estojos recarregáveis, construídos com Zamac (são quatro opções), e os frascos dos perfumes são feitos a partir de materiais reciclados, como alumínio e vidro.
As fragrâncias de Dries Van Noten
Os frascos da coleção são divididos em duas partes: a base feita de plástico reciclado e a garrafa em vidro colorido. Todos são recarregáveis. Inicialmente, a coleção começou com mais de 20 opções, que foram reduzidas para as 10 que estão à venda.
Cada fragrância foi criada por um perfumista diferente, de casas como IFF, Givaudan e Firmenich. A intenção foi alcançar uma interpretação singular para as flores, que são uma fonte de inspiração constante no trabalho do designer. Para tal, Dries Van Noten convidou todos para o seu jardim bucólico, localizado em sua propriedade nos arredores da Antuérpia.
Abaixo, mais informações sobre os perfumes:
JARDIN DE L’ORANGERIE
Néroli – Jasmim – Flor de Laranjeira – Sândalo
Perfumista: Daniela Andrier
NEON GARDEN
Menta – Íris – Ambroxan
Perfumista: Fanny Bal
ROSA CARNIVORA
Pimenta – Rosa – Vetiver – Patchouli
Perfumista: Daphne Bugey
RAVING ROSE
Pimenta – Rosa – Almíscar
Perfumista: Louise Turner
CANNABIS PATCHOULI
Bergamota – Cannabis – Patchouli – Vetiver
Perfumista: Nicolas Bonneville
SANTAL GREENERY
Toranja – Figo – Sândalo
Perfumista: Nisrine Grillie
VOODOO CHILE
Alecrim – Patchouli – Cedro
Perfumista: Nicolas Beaulieu
ROCK THE MYRRH
Cipreste – Mirra – Camurça – Benjoim
Perfumista: Amelie Jacquin
FLEUR DU MAL
Pêssego – Osmanthus – Camurça
Perfumista: Quentin Bisch
SOIE MALAQUAIS
Groselha – Acorde de seda – Castanha – Cacau
Perfumista: Marie Salamagne
É importante lembrar que o nome de Dries Van Noten já esteve associado a um perfume da marca Frédéric Malle, em 2013.
Os novos perfumes e itens de beleza estão à venda no site da marca e em algumas butiques próprias. Os batons custam 69 euros, enquanto as fragrâncias custam entre 220 e 240 euros. Já o frasco de refil, contendo 200ml de fragrância, custa entre 260 e 290 euros.
Textos editados / Imagens: reprodução – driesvannoten.com
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Parceria entre Coach e Interparfums segue até 2031. - 22/03/2025
- L’Oréal adquire participação na Amouage – O que vem por aí? - 02/03/2025
- PORTINARI ABSOLUTO, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- STYLETTO ELEGANCE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025