shadow

BANQEROS PARFUM, DE WREN ATELIER

Perfumart - resenha do perfume Wren - Banqeros

Banqeros Parfum foi lançado em março de 2022 e é uma criação do perfumista Renato Lopena. Faz parte da coleção de fragrâncias autorais da sua marca independente, a Wren Atelier, fundada em 2020. A inspiração veio dos pescadores e habitantes das ilhas que compõem as Filipinas.

A fragrância de Banqeros é classificada como marinha, mas o perfumista faz questão de afirmar que não se trata de uma composição aquática/marinha comum. Ela possui notas de gengibre, noz-moscada e anis estrelado, na saída, abrindo espaço para um corpo tropical com notas de coco e frangipani, sobre uma base de madeiras flutuantes, acorde do mar profundo e algas marinhas.

Na pele, Banqeros tem uma saída aromática e um pouco cítrica, com aspecto limonesco e, ao mesmo tempo, gélido. De imediato, não identifico qualquer traço marinho mais comum, como aqueles das fragrâncias tipicamente azuis. No entanto, há uma nuance salgada, como aquela que fica na pele de quem passa o dia sob o sol quente, seja em embarcações ou próximo de locais como ancoradouros e marinas.

A evolução é mínima e a secagem não trouxe o perfil tropical que eu esperava sentir, por causa das notas de frangipani e coco. Em algum momento, imaginei que um cheiro de protetor solar ficaria mais evidente, mas não aconteceu.

Banqeros cresce de forma salgada e mineral sobre a pele e transmite um outro estilo de frescor, que poucas vezes me lembro de ter experimentado em fragrâncias. Aqui, vídeos de mergulho com corais, algas marinhas e cardumes de peixes ganham vida e mostram uma beleza mais rústica e oceânica.

Na minha pele, a fragrância tem longa durabilidade, mas me causa fadiga olfativa e acaba me deixando com vontade de reaplicar, o que não é totalmente necessário. Ainda, gosto da criatividade e, sobretudo, da originalidade olfativa.

No final das contas, Banqeros me parece mais uma homenagem às pérolas naturais, que são valiosas e nascem graças a um mecanismo de defesa dos moluscos, nas profundezas marinhas.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *