Cerveza Rosa Parfum foi lançado em março de 2022 e é uma criação do perfumista Renato Lopena. Faz parte da coleção de fragrâncias autorais da sua marca independente, a Wren Atelier, fundada em 2020. A inspiração veio das festividades Filipinas e, também, do apelo popular da Oktoberfest.
Para o perfumista, Cerveza Rosa é uma forma de preservar uma parte da cultura local, na qual a cerveja está presente em todas as ocasiões, assim como no Brasil. E para dar vida à esta fragrância, combinou notas de coentro e pimenta rosa, sobre um coração de maçã, rosa damascena e lichia, abraçado por um corpo de almíscar, madeira de guáiaco e acorde fermentado de cerveja.
E que bela criação! Cerveza Rosa tem um teor alcóolico mais leve e adocicado do que aquele de outras fragrâncias que trazem notas de rum ou whisky, geralmente combinadas com acordes ambarados e voltadas para o universo masculino. Aqui, o aspecto floral e o acorde frutado fazem toda a diferença e, automaticamente, colocam esta composição no grupo dos perfumes compartilháveis que polarizam opiniões.
Cerveza Rosa tem textura e cheiro de melado de cana fermentado, com uma espinha dorsal rígida e espinhosa – como o caule central das roseiras silvestres – e a polpa escorregadia e leitosa da lichia. Não sinto muito da maçã ou do coentro, mas tenho certeza de que eles estão ali equilibrando o olfato, assim como a petisqueira com amendoins salgados que são servidos nos bares para afetar o paladar, aumentando a sede e o consumo de bebidas.
Confesso que me peguei buscando alguma referência, uma vez que esta fragrância não me é totalmente desconhecida. E o máximo que consegui elaborar aqui, foi a ideia de uma jovem usando Candy Rose (Montale) em um pub, durante o happy hour, e tomando um leve banho de cerveja por conta de um esbarrão acidental (ou não) de um solteirão interessado em sexo casual, que acaba virando relacionamento sério.
Pode parecer estranho, mas é viciante, especialmente em dias mais frios, com temperaturas que não passam dos 15°C. Sem falar que possui excelente projeção e tenacidade, além de conquistar qualquer um que esteja em busca de uma fragrância que foge do banal.
Particularmente, nunca fui fã de cerveja, especialmente porque o cheiro da cevada me enjoa. Mas essa Cerveza Rosa me embriagou.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Em evento inédito, O Boticário reafirma a força da perfumaria nacional. - 05/11/2024
- Cartões olfativos podem influenciar na escolha de perfumes. - 23/10/2024
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024