Hacienderos Parfum foi lançado em setembro de 2020 e é uma criação do perfumista Renato Lopena. Faz parte da coleção de fragrâncias autorais da sua marca independente, a Wren Atelier, fundada no mesmo ano. A inspiração vem dos agricultores e fazendeiros e seu nome deriva da palavra Hacienda (Fazenda, em nosso idioma).
A fragrância de Hacienderos foi criada, originalmente, para o público masculino, mas caiu no gosto das mulheres. É classificada pelo perfumista como fougère e traz notas de saída de limão, alecrim e Buchu, também conhecida por Agathosma. O corpo carrega notas de gerânio e cipreste, enquanto a base possui notas de erva flouve, acorde de celeiro e couro.
Hacienderos é um desafio! Ao mesmo tempo em que tem uma forte ligação com o passado e o tradicional, também se conecta com o futuro, no que diz respeito ao que se espera da perfumaria independente, aquela que não é ditada pelas tendências baseadas em cores de uma escala ou em pesquisas compradas pelas Casas de Fragrâncias.
Ao tocar a pele, a fragrância traz um cheiro vívido de limão azedo misturado com as nuances mais ácidas da groselha. Para quem não sabe, o Buchu (Agathosma betulina) tem origem na África do Sul e seu óleo essencial possui um cheiro forte de groselha fresca. Esse estágio é intrigante e, como mencionei antes, desafiador. Se você já se pegou cheirando algo de odor não muito agradável, mas curioso o suficiente ao ponto de ser levado ao nariz diversas vezes, então irá se familiarizar.
A evolução, ainda que sutil, revela um corpo mais aromático, no qual o alecrim da saída realça, ainda mais, as nuances do cipreste. É como uma leve brisa herbal que deixa um rastro persistente. E, sem muita demora, a base de efeito musgoso começa a exalar e revela as facetas da erva flouve, também chamada de feno-de-cheiro, entre outros nomes. Essa planta é rica em cumarina e seu óleo essencial tem efeito amanteigado-doce, com nuances de vetiver terroso e cheiro muito envolvente.
Por fim, a fragrância descansa sobre a pele e um acorde balsâmico aparece, com nuances quentes e aspecto selvagem. Todavia, não pense que uma porta irá se abrir e você será transportado para um estabúlo sujo, porque não será. Aqui, as selas dos cavalos são polidas, os animais são escovados diariamente e a montaria é coisa séria.
Hacienderos é o perfume do fazendeiro moderno, aquele que está no TikTok gravando vídeos engraçados ou fazendo dancinhas virais, que tem amor pelos animais do campo e preza pelas práticas sustentáveis, mas não se identifica com os perfumes lançados nas últimas duas décadas. É um fougère conceitual, brilhante e viciante. Não conheço nada parecido!
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Luxo Olfativo: a perfumaria fina de Tania Bulhões. - 02/08/2024
- ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- SEGREDO, DE TANIA BULHÕES - 01/08/2024
- FAVA SELVAGEM, DE TANIA BULHÕES - 31/07/2024