shadow

ENCONTRO MARCADO, DE TANIA BULHÕES

Perfumart - resenha do perfume Tânia Bulhões - Encontro Marcado

Encontro Marcado é o lançamento mais recente da perfumaria de Tania Bulhões. Este perfume foi lançado em maio de 2024 e revela, já em sua campanha, muita sensualidade. A fragrância foi criada pelo perfumista da Casa de Fragrâncias Robertet, Thierry Bessard, que também é o responsável por outras criações da marca, embora eles não divulguem muitos detalhes de suas composições, tampouco dos responsáveis.

No final do mês passado, fui convidado pela Tania Bulhões para gravar um vídeo em minhas redes sociais, comentando sobre a fragrância. Por conta dessa parceria, acabei tendo acesso à pirâmide olfativa completa deste super lançamento. Na saída, temos notas de bergamota, gengibre, laranja, resina de elemi e pimenta rosa. No centro da pirâmide olfativa, foram trabalhadas notas de rosa damascena, gerânio do Egito, vetiver do Haiti, cedro e papiro. Por fim, na base, notas de patchouli, musk, incenso, ládano e âmbar se encontram, graciosamente.

A fragrância é ousada, desde o momento em que toca a pele. Tem contrastes entre notas quentes e frias e abre com um frescor acentuado e picante, junto com um laranja docinha. A pimenta rosa – que a Tania adora – pula nos instantes iniciais, e aquela ardência cítrica do gengibre, que é muito característica, faz o papel de vendedor experiente.

Você deve estar pensando que Encontro Marcado tem uma saída bem cítrica, não é? Mas não é bem assim. As madeiras, no corpo da fragrância, além do papiro, exalam rapidamente. Este último ingrediente é cheio de nuances de couro e efeito fumarento. O vetiver não traz aquelas facetas super terrosas, mas confere um efeito verde e seco. E o resultado é fantástico e inovador, especialmente na perfumaria nacional.

Deixo aqui uma observação importante, para quem não viu o vídeo citado acima: Encontro Marcado tem o mesmo perfil olfativo de várias fragrâncias amadeiradas de uma marca de nicho argentina que eu adoro, que se chama Fueguia 1833. E isso diz muito sobre a qualidade das matérias-primas que, provavelmente, elas compartilham.

Dito isso, volto minha atenção para Encontro Marcado e a evolução traz um patchouli caloroso e achocolatado, além de um incenso ambarado e bem rico, como os utilizados na cultura do Oriente Médio e em seus rituais de perfumação sob as túnicas.

Esta fragrância é classificada como amadeirada-especiada e realmente entrega muitas madeiras, uma saída picante e um dry down incensado e misterioso. É, sem sombra de dúvidas, a minha fragrância preferida entre as doze comercializadas, e a que mais representa esse reposicionamento da perfumaria fina da empresa, que busca ser reconhecida como a maior marca de perfumaria de nicho nacional a curto prazo.

Uma coisa é certa: se continuarem assim, trazendo fragrâncias alinhadas com tendências desse segmento, com foco na qualidade, na liberdade autoral e no que esse público busca, ao contrário das demais marcas que apenas visam lucro e não inovam, há uma grande chance do objetivo ser alcançado. Mas repito: não pode haver tropeços no meio do caminho, apenas foco no disruptivo e naquilo que os apaixonados pela Perfumaria de Nicho consomem lá de fora.

Por fim, vou repetir a minha conclusão, já divulgada no vídeo. Encontro Marcado tem nome sugestivo, que direciona para encontros românticos, casuais ou provocados. Mas, para mim, é um encontro com o passado, com memórias prazerosas e com a minha própria autoestima. Me faz sentir bem, elegante, sedutor e, sobretudo, satisfeito. E nada mais decepcionante para um apaixonado por fragrâncias, do que um perfume que não satisfaz.

Se você já ouviu falar nessa tal Perfumaria de Nicho, mas não sabe do que se trata, aqui você encontrará todas as suas respostas. Indico de olhos fechados (e coração aberto).


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *