Como descrever Ere? Ao borrifar este perfume na pele, sou levado, imediatamente, para uma daquelas cenas do desenho animado do Pica-pau, nas quais uma árvore é cortada e ele grita: “madeeeeeira”, e a árvore sempre cai sobre o outro personagem.
Esta fragrância demorou dois anos para ficar pronta e é uma das preferidas do perfumista Paul Kiler, quando se trata de uso pessoal. Ele foi para as montanhas Sierra, na Califórnia, para colher uma samambaia própria para esta composição, que possui notas de gálbano, samambaia Kit-Kit-Dizze (nome de origem indígena), cravos, chá preto, feno, zimbro, sempre-vivas, absoluto de rosa Búlgara, boronias, absoluto de Genet (Spanish broom) – uma cera escura que se torna líquida, quando submetida ao calor, com aspecto floral e adocicado –, angélica, vetiver do Haiti, patchouli, cedro, mastic (resina obtida da árvore de mesmo nome), sandarac (resina obtida de uma pequena árvore da família do cipreste), cypriol, tabaco, bálsamo de abeto e musgo de carvalho.
Segundo explica Paul, durante o verão, esta samambaia produz uma goma rica, que deixa suas folhas com uma resina pegajosa e de cheiro forte, capaz de grudar nas suas roupas, caso você resolva andar pelo prado montanhês. O nome da fragrância vem do Inglês arcaico, que significa “antes” e foi inspirado nas memórias do perfumista durante a sua infância.
À primeira vista, eu enxergo este perfume como mais um produto voltado para o público masculino. Durante a primeira hora de uso, ele possui aspecto musgoso e verde. Depois, começa a se tornar mais equilibrado e pode te transportar para uma floresta, bem como para uma biblioteca antiga, cercada de madeira de lei por todos os lados, com estantes repletas de pergaminhos e livros antigos. Torna-se, então, um amadeirado muito charmoso e elegante.
Cerca de cinco horas depois de aplicada, já não exala tanto quanto outras fragrâncias da casa, mas continua viva na pele. Passadas nove horas de aplicação, o cheiro continuou firme e forte sobre a pele, mas sem a projeção de antes. Para os fãs de fragrâncias amadeiradas e densas, ERE é uma preciosidade. Ano de lançamento: 2012.
*imagem: reprodução / pkperfumes.com