shadow

H24 EAU DE PARFUM, DE HERMÈS

Perfumart - resenha do perfume Hermès - H24 Eau de Parfum

H24 Eau de Parfum foi lançado em setembro de 2022 e vem a ser o primeiro flanker do pilar H24, dando continuidade à história iniciada pela fragrância em concentração Eau de Toilette, lançada em fevereiro de 2021.

O conceito permanece o mesmo e a estrutura da fragrância também permanece muito próxima à da versão anterior. A perfumista exclusiva da Maison Hermès, Christine Nagel, reforça que seu ponto de partida foi o elemento vegetal que, ao contrário do amadeirado – muito utilizado em fragrâncias masculinas e responsável pela estrutura vertical das mesmas –, é mais maleável e fluido.

A pirâmide olfativa lista notas de sálvia esclareia, no topo; Narciso e musgo de carvalho, no corpo; Esclareno e jacarandá brasileiro, na base. Classificada como amadeirada-aromática, a fragrância incorpora nuances de um musgo mais sofisticado, descrito pela criadora como uma nota mais fibrosa e cheia de texturas.

Na minha pele, H24 Eau de Parfum evolui de forma mais suave e macia, sem sombra de dúvidas. A versão Eau de Toilette secava com facetas mais ásperas, com algo que parecia um suor metálico e mais animálico.

Esta versão é mais verde e um pouco frutada, sem tantas pontas metalizadas e artificiais. Ainda que o Esclareno – molécula sintética de teor amadeirado, que pode trazer tons de cânfora e até de almíscar – esteja presente, há um lado verde bem natural e próximo ao cheiro de grama fresca.

Algo que fica muito evidente em mim, cerca de dez minutos após a aplicação da fragrância, são as nuances cítricas. E isso tem uma razão de ser, ainda que não tenham sido reveladas notas de citrinos, como bergamota, laranja ou limão. Basta olhar na caixa, na lista de ingredientes que são declarados de forma obrigatória, e você verá Citral, Limoneno, Farnesol etc. Esses ingredientes não estão ali apenas para fins de estabilidade, mas também trazem muito das facetas cítricas e florais que a gente sente na fragrância. Nesta, em especial, o perfil verde do lírio do vale e o frescor típico do limão ficam muito perceptíveis para mim.

Com o passar do tempo, o lado aromático vai cedendo espaço para uma base frutada-aquosa com algumas nuances lenhosas e leves. H24 Eau de Parfum é mais mutável do que parece, mesmo para uma fragrância de estilo leve e perfeita para uso diário, tipo assinatura.

Consigo enxergar a qualidade e o DNA de outros pilares da Maison, como Un Jardin e Terre d’Hermès. Mas, particularmente, penso que todas têm um parentesco muito próximo e me pergunto se realmente houve tanta inovação assim para mais um novo pilar. Eu acho que não!

De toda forma, H24 Eau de Parfum é um presentão para quem gosta de fragrâncias límpidas, equilibradas, aromáticas e inofensivas, ideais para uso fácil em qualquer ocasião. E isso fala muito do conceito deste pilar, como diz a marca: “H24 é a chave para um novo espaço. H de Hermès, Homem, Horas. 24 para expressar uma relação com o tempo e o vínculo com a Maison, situada no emblemático endereço 24, rue du Faubourg Saint-Honoré”.

H24 Eau de Parfum: seu novo perfume assinatura!


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *