shadow

KOKORICO FOR MEN, DE JEAN PAUL GAULTIER

Perfumart - resenha do perfume Gaultier - kokoricoEsta fragrância foi lançada em 2011 e teve, como inspiração, o penacho negro utilizado nas roupas da coleção de Gaultier, apresentadas no Fashion Show de Alta Costura de 2006/2007. Com resultado dramático e de certa forma arrogante, também serviu de inspiração para a embalagem e a campanha. Já o nome da fragrância, veio do canto matinal do galo, que na cabeça de Gaultier representa o choro do animal, como o choro da conquista de um jovem guerreiro ou de um jovem rapaz repleto de prazer…viagem total!

E antes de falar sobre a fragrância, prefiro aproveitar o embalo da escolha do nome para comentar sobre o frasco. Embora eu saiba que gosto é algo muito pessoal, eu não curti a escolha. Esta cabeça careca e preta me remete a algo mais sombrio, que poderia ser a inspiração para a campanha e cairia muito melhor com outro nome: “Voodoo” (vudú) seria uma ótima opção. E ainda vem dentro de uma lata vermelha, intensificando a ideia de algo que precisa ficar muito bem guardado.

A única coisa que admiro, com relação ao frasco, é o fato de que, se visto de lado, temos a identidade visual com as fragrâncias de Gaultier e o famoso dorso masculino. E poucas pessoas já notaram isso!

A fragrância, por sua vez, é muito boa. Segundo o fabricante, abre com sementes de cacau (levemente amargas) e folhas de figo, trazendo um misto de energia com um toque afrodisíaco. Em seguida, notas de patchouli (coração) e, por fim, nuances amadeiradas de cedro e vetiver. Inúmeras são as comparações feitas com este perfume, que vão desde L’instant de Guerlain Extreme a CK One Shock for Him. Na minha pele, assim que aplicada, a fragrância possui muita semelhança com Very Irrèsistible for Men, de Givenchy. Mas quando o patchouli – com suas nuances que podem ser amargas, terrosas e/ou levemente achocolatas – surge, o que me vem à mente é o aroma de Spirit for Men, de Antonio Banderas.

Kokorico é, na minha opinião, um perfume de poucas surpresas, no estilo gourmand, mas que não é doce graças às notas de fundo, que conferem um tom mais seco ao aroma final. Cai muito bem em climas mais frios ou eventos noturnos.

Tanto a projeção quanto a longevidade são típicas dos Gaultier. Mas não espere uma bomba de rastro como Gaultier² ou Fleur du Male, porque você poderá se decepcionar.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

4 comments on “KOKORICO FOR MEN, DE JEAN PAUL GAULTIER

  1. Cristiano

    Valeu pela resposta! Esqueci de mencionar, já tive o CK One Shock, é um perfume com bom aroma e desempenho, porem o achei com um adocicado “xaropado”. Quero algo levemente doce, mas maduro e ao mesmo tempo quente cativante.

  2. Cristiano

    Ótima resenha Cassiano, descreveu bem o perfume. Qual o nível de semelhança dele com o CK One Shock? Você acha o Kokorico mais presença, mais intrigante e maduro?

    • Como eu conto na análise, não vejo muita semelhança em minha pele, embora seja algo dito por outros usuários.
      O Ck One Shock é ótimo e fácil de agradar e de usar, tem até um pouco mais de versatilidade que o Kokorico, mas eu acho o Kokorico mais completo em tudo e, inclusive, mais singular.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!