shadow

L’HYSOPE, DE O.U.i

Perfumart - resenha do perfume O.U.i - L'Hysope

L’Hysope Eau de Parfum foi lançado em 2022 e faz parte da Coleção Fleurs Éternelles (Flores Eternas), que presta um tributo às flores eternas da alta perfumaria. São três fragrâncias, todas em Edição Limitada, nas quais os protagonistas são ingredientes inesperados, repletos de simbolismo e personalidade: o hyssopo, o narciso (La Jonquille) e a violeta (La Violette).

Obviamente, o conceito criativo de L’Hysope gira em torno do hissopo, uma erva aromática com pequenas flores de cor roxa (por vezes brancas) que é popularmente chamada de Alfazema de Caboclo por aqui, embora sejam de gêneros diferentes. As folhas do hyssopo têm sabor levemente amargo e um intenso cheiro aromático e canforado. Há um famoso licor francês, chamado Chartreuse, que contém esta planta em sua composição. O hyssopo já foi citado na Bíblia e é muito utilizado para fazer infusões.

A composição olfativa de L’Hysope inicia com notas de topo frutadas de pera, damasco e figo, proporcionando uma abertura fresca e suculenta. Ao tocar a pele, parece um figo mentolado banhado pelo suco da pera, só que bem leve.

Conforme evolui, o lado aromático fica mais perceptível. No corpo da fragrância temos jasmim, frésia e mimosa, e embora pareça que o efeito vai ser extremamente floral, o resultado fica mais verde e aromático. É difícil acreditar, mas o jasmim aqui é coadjuvante e a mimosa é a estrela da vez.

A base da pirâmide olfativa traz notas de patchouli, musk e ládano, adicionando profundidade e ajudando a manter um efeito duradouro. Por vezes, sinto um efeito esfumaçado, como se um incenso estivesse queimando à distância. É a parte mais prazerosa da secagem!

Para mim, o problema foi não terem utilizado (ou pelo menos, não listado) o óleo essencial do ingrediente para o qual a fragrância faz referência, que é o hissopo. Ele existe, é obtido da destilação a vapor, tem aroma adociado-canforado e já foi utilizado em inúmeras fragrâncias. Tê-lo na composição faria muito mais sentido do que, simplesmente, interpretá-lo.

Dito isso, L’Hysope Eau de Parfum é uma interpretação da pureza do hissopo, oferecendo uma experiência olfativa que combina frescor frutado, elegância floral e profundidade incensada com ótima performance. E eu realmente acho que essa coleção Fleurs Éternelles de O.U.i entrega muita qualidade por um preço extremamente justo.

E vou além: como o público brasileiro ainda tem dificuldade em entender os conceitos do que é considerado Alta Perfumaria, Luxo, Prestige, Masstige e as demais categorias, vou simplificar e dizer que as três fragrâncias entregam o mesmo (ou até mais) que muitas da Perfumaria de Nicho, segmento que está em alta, viralizou nas redes, poucos entendem seus conceitos, muitos falam besteira, mas é o que a maioria busca quando se pensa em “exclusividade”.


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Latest posts by Cassiano Silva (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *