O perfume Maxximus IX foi lançado em janeiro de 2022, juntamente com Sucré Juteux. Eles dão seguimento aos lançamentos da linha Match of Senses, cuja programação era trazer seis novas fragrâncias, ainda no ano passado, a fim de atingir uma coleção de 10 perfumes autorais.
Maxximus IX é classificado, pelo fabricante, como um perfume fougère-âmbar-amadeirado voltado para o público masculino. Sua fragrância traz notas de saída de lavanda, hortelã, artemísia e tangerina, seguidas por um corpo de cipreste, patchouli, gerânio, fava tonka, cacau e caramelo. No fundo, foram combinadas notas de sândalo, cedro, vetiver, madeira de âmbar e almíscar.
Maxximus IX passou por testes com grupos focais e o resultado mais votado e apreciado, às cegas, foi este, que chega ao mercado com um frasco de cor verde musgo, simbolizando harmonia, crescimento e renovação.
A minha experiência com Maxximus IX é, com certeza, diferente das demais, pois, desde o primeiro contato com esta versão final (também conheci a anterior), meu cérebro fez uma imediata relação com uma fragrância de Serge Lutens da qual sou apaixonado: Vetiver Oriental. Se lá, sândalo e vetiver contrastam com a nota de chocolate, aqui lavanda e hortelã brincam de gangorra com as notas de patchouli e cacau. O estilo é o mesmo, as fragrâncias não.
Maxximus IX toca a pele de forma herbal e amarga, mas esse amargor da nota de artemísia é efêmero. Rapidamente, a lavanda traz um tom mais aromático e suave, que antecede a beleza do patchouli e do cacau. É quando se revela a personalidade da fragrância e o lado mais inovador da criação.
A evolução é lenta e não dá para mensurar, em minutos, o momento exato no qual as madeiras se fazem mais presentes. Em Maxximus IX, isso é papo para horas! Demora muito para que a maciez do sândalo se revele e o vetiver entregue seu teor mais terroso. Quem vai te acompanhar, como seus fiéis amigos, serão o cacau e o caramelo. A vantagem, neste caso, é que esse acorde não ficou doce ou enjoativo, porque as nuances aromáticas e balsâmicas do topo não permitem.
Maxximus IX não é muito versátil, mas seu aspecto mentolado garante sofisticação e fácil aceitação em uso diurno e em ambientes profissionais, principalmente, climatizados. Entre classificação e performance, esta fragrância se comporta, na pele, como aromática-amadeirada-gourmand. A secagem é muito prazerosa, exala sem piedade e dura por mais de dez horas.
Na minha opinião, Maxximus IX é moderno e, acima de tudo, diferenciado. Para mim, até o presente momento, traz a fragrância mais inovadora (e autoral) dentre as que são comercializadas para o público masculino. E vou além: é compartilhável.
Sabe aquele café que você toma após o almoço e harmoniza, perfeitamente, com uma pastilha de chocolate amargo com menta? Então, essa pastilha representa Maxximus IX.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- PORTINARI ABSOLUTO, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- STYLETTO ELEGANCE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- HORIZONTE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- HER CODE TOUCH, DE O BOTICÁRIO - 16/01/2025