shadow

PROFUSION, DE DOTTI PERFUMES

Perfumart - resenha do perfume Dotti Profusion

O perfume Profusion foi lançado em 2018 e, de cara, é o que se pode chamar de exemplo de “case de sucesso”. Isso porque o criador da empresa realizou uma estratégia de marketing bastante agressiva, ao fazer uso do peso que o termo Nicho vem despertando no público brasileiro, através de vários youtubers/influencers que comentam sobre fragrâncias.

Além de não poupar esforços nesse aspecto, Profusion também conta com diversos detalhes que demonstram o alto investimento feito. E isso se percebe através da qualidade gráfica da caixa, da impressão dos folhetos (que conta com uma técnica chamada de verniz localizado, em ambos os lados), da gramatura da cartonagem que protege o frasco, etc. São esses pequenos detalhes (que aumentam o custo de forma significativa) que mostram a diferença, ainda que tênue, entre as grifes que produzem de forma industrializada – trabalhando com Casas de Fragrâncias e perfumistas – e as grifes do segmento independente (Indie), que trabalham de forma mais artesanal, embora isso também traga um charme todo especial.

O frasco é um parágrafo à parte: tem peso, oferece ergonomia e o acabamento é bom, sendo transmitido através de uma tampa vazada e uma linda pintura arco-íris, que traduz o conceito de forma bastante clara. É o tipo de frasco que chama atenção no meio de qualquer coleção. Ainda, tanto o nome do produto, quanto o da empresa, foram impressos com tintura metalizada, que também aumenta o custo de produção (ao contrário das famosas etiquetas e/ou placas). Para muitos, isso tudo passa despercebido. Para quem tem vivência gráfica, como eu, salta aos olhos.

O conceito criativo fala da Spectrolite, uma variedade incomum da rocha do tipo Labradorite. Ela possui cores ainda mais vibrantes, que vão do azul ao verde, passando pelo cinza e trazendo tons de cor púrpura. Sua profusão de cores e seu brilho serviram de inspiração para o criador da marca e todo o resto foi concebido sobre esse tema, incluindo a fragrância, que possui notas de toranja, artemísia, pimenta preta e cardamomo (cabeça), seguidas por notas de gerânio, heliotrópio e canela (corpo), que descansam sobre notas de sândalo, cumarina, almíscar, elemi, baunilha e ládano (base).

Na pele, Profusion tem uma saída provocante. Poderia ter dado muito errado, mas é deliciosamente amarga, graças à união cítrica da toranja com a Artemísia. Esse amargor ganha nuances verdes (e mais masculinas), por conta do cardamomo. Com o passar do tempo, um aspecto mais doce começa a surgir, mas ainda se mantém controlado, graças ao gerânio, que traz um efeito mentolado. E então, a fragrância que começou de um jeito viril e provocativo, se torna suave e cremosa, trazendo as facetas abaunilhadas que só um mix de elemi, baunilha e fava tonka poderiam conferir. Mas isso vem com um custo: ficou sintética demais, justamente na parte que mais perdura sobre a pele.

Para piorar, Profusion me dá a sensação de final abrupto, parecendo um daqueles filmes da saga “O Senhor dos Anéis”, que duram horas, mostram paisagens lindas, uma história cheia de personagens e lugares com nomes impossíveis de lembrar, e quando a trama começa a ficar boa, o filme acaba sem explicação.

Acho que houve um esforço em unir os dois gêneros – masculino e feminino – a fim de fazer uma fragrância unissex, mas eles colidem, ao invés de evoluírem com maior fluidez. Particularmente, preferia que acabasse na fase do corpo, mas entendo que o público feminino, provavelmente, irá preferir o cheiro que nasce desta etapa em diante.

Tirando esse meu ponto de vista, Profusion me trouxe alguns elogios em todas as vezes que o usei. Realmente, é uma fragrância com pitadas de inovação e um ar misterioso. Sem dúvidas, combina mais com a noite, mas não demanda clima mais frio. Inclusive, a saída explode em noites mais quentes, deixando um rastro muito bom, mas que se perde conforme a fragrância evolui sobre a pele.

Acho que fui um dos últimos influenciadores (se não, o último) a receber o produto para testar e analisar. E agora vejo que foi bom ter acontecido dessa forma, pois notei um hype significativo envolvendo o lançamento deste perfume e, verdade seja dita, dá para entender os motivos. Profusion é diferenciado e abre a mente daqueles que nunca tiveram acesso às diversas fragrâncias de nicho do mercado internacional (e que representa a maior parte do público que segue youtubers brasileiros). Todavia, não posso ser leviano: quem conhece produtos de marcas mais ativas desse segmento, que é a Perfumaria de Nicho (e que representa parte significativa dos meus leitores), pode vir a se decepcionar. E essa possível decepção é o que gera muitas críticas frente às opiniões e posicionamentos de influenciadores, quando, na verdade, muitos deles apenas desconhecem os conceitos e estilos existentes entre perfumes feitos para o mercado de massa e para o mercado de livre criação.

Por fim, acho que a Dotti Perfumes merece reconhecimento e está na direção certa. Se continuar nesse ritmo, acredito que a próxima fragrância será ainda mais impressionante.


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

4 comments on “PROFUSION, DE DOTTI PERFUMES

  1. Ester Mendes

    Gostei bastante de sua veracidade, não tirou meu interesse (aumentou) , tb ajudou a tirar algumas expectativas, poderei adquirir com alguns insights

    • A veracidade deve fazer parte do trabalho de um crítico. Não importa o tamanho da análise, não importa se mais sutil ou mais profunda, o importante é tentar ser imparcial ao máximo e não depreciar de forma pejorativa.
      Obrigado pelo seu comentário!

  2. Fabio

    Olá Cassiano! Parabéns pela franqueza… a responsabilidade de quem analisa deve ser traduzida em verossimilhança e detalhamento técnico, que nunca vão diminuir o interesse do consumidor. Parabéns pelo seu excepcional trabalho e para a equipe. Abs

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »