shadow

SONDER, DE BARON BISHOP PARFUMS

Perfumart - resenha do perfume Baron Bishop - Sonder

Sonder é uma das cinco fragrâncias de lançamento da marca Baron Bishop, criada em 2021. O conceito por trás da fragrância conta a história do Palazzo dell’Arengario, que vem a ser um complexo da era fascista e forma dois edifícios simétricos na Piazza del Duomo, que é a praça central de Milão. De lá, é possível observar as pessoas passando pela rua, todos em suas missões particulares.

O termo Sonder não é facilmente encontrado em dicionários tradicionais e possui diferentes significados nos idiomas francês e africâner. Em inglês significa a percepção de que cada transeunte aleatório está vivendo uma vida tão complexa quanto a sua. Daí, o nome do perfume.

A fragrância de Sonder é classificada como oriental, foi criada por Marie Salamagne e combina notas de bergamota e néroli, no topo; Rosa e almíscar, no corpo; Fava tonka e patchouli, na base.

Vale lembrar que perfumes comercializados com base em óleo (assim como os sólidos, com base em ceras vegetais) tendem a funcionar de forma bastante distinta na pele, quando comparados aos que são diluídos em água e álcool. Não é difícil notar o cheiro da base – aqui, o Óleo de Cártamo – no momento da aplicação e, também, horas mais tarde, quando a fragrância já está sumindo da pele.

Sonder é um Oriental leve, que abre com o cheiro luminoso e fresco do néroli e vive em função do almíscar. Na pele, funciona como uma camada sensual e levemente atalcada – por conta da nota de rosa – que persiste por horas e parece uma peça da mais pura seda chinesa: suave, escorregadia e gelada.

Não é fácil perceber a chegada da fava tonka, mas quando as notas de fundo emergem, as facetas amendoadas desta se conectam com o lado mais achocolatado do patchouli. A percepção de cheirar as folhas felpudas do patchouli me faz repetir a ação de levar o pulso ao nariz por algumas vezes. E, mesmo assim, sinto que tudo está por baixo de uma almiscarada camada de seda.

Sonder é unissex, mas me transmite uma feminilidade inofensiva. E mesmo com todo o conceito girando em torno da cidade de Milão, eu continuo pensando na jovem chinesa vestindo um elegante qipao. Na minha pele, me traz sensação de calma e me deixa com vontade de testar inúmeros layerings com fragrâncias mais especiadas.

Por fim, Sonder é simples e diferente, sem precisar chocar com acordes extravagantes.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *