shadow

ESSENCIAL OUD MASCULINO, DE NATURA

Perfumart - resenha do perfume Natura - Essencial OUD MasculinoO duo de fragrâncias Essencial OUD chegou ao mercado brasileiro em abril de 2018, depois de alguns spoilers (termo muito usado quando alguém revela informações sobre o conteúdo de algo que ainda não foi visto/lido pela maioria) nas redes sociais, que deixaram os mais curiosos por novidades de antena ligada, como se diz no popular.

A identidade visual foi mantida e o frasco veio na cor azul noturno (midnight blue), que sofreu algumas críticas por não remeter, de imediato, às nuances amadeiradas da estrela principal: o OUD. Mas é bom reforçar que esta cor de frasco não é incomum na perfumaria árabe, com frascos que podem trazer até pedras cravejadas. Na minha opinião, grande falha de comunicação junto ao público-alvo, levando em consideração que se trata da linha mais premium da Natura. À primeira vista, transmite apenas uso noturno, o que não se aplica a esta fragrância (vou falar adiante).

Outra coisa que me incomodou bastante foi a tampa do frasco masculino. Parece preta, mas é cinza-azulada e não transmite qualidade. Por mais que repita o padrão, poderia trazer um acabamento dourado, seguindo a cor do spray metálico e o modelo do Essencial Intenso masculino, por exemplo.

Essencial OUD Masculino chegou trazendo o conceito de luxo – através de um ingrediente que já não é mais novidade, mas ainda mantém seu status de nobreza – e, sobretudo, sensualidade. Possui notas de bergamota, cardamomo e açafrão, no topo, abrindo espaço para um corpo mais quente com notas de gerânio, canela e pralinê, sobre uma base densa e amadeirada de OUD, cedro, sândalo, patchouli e almíscar. E tem mais! Para reforçar a durabilidade, foram utilizadas notas da árvore de gurjum (conhecida como copaíba Indiana) e da árvore cumaru (de dentro do seu fruto sai a semente que conhecemos como fava-tonka).

Com relação à fragrância, Essencial OUD Masculino é uma alegria em vários aspectos! Em um mercado que não para de crescer, com dezenas de perfumes sendo lançados todos os meses e um público consumidor cada vez mais exigente, parece que a Natura resolveu sair do lugar comum (finalmente) e investiu em um produto que não tem estilo tropical e que vem sendo consumido no mundo inteiro, se aproximando do padrão que já existe na Perfumaria de Nicho há um tempo, mas que ainda precisa ser descoberto pelos usuários das marcas mais comuns do mercado de massa.

Além disso, me trouxe a sensação de nostalgia dos anos 80, quando ficávamos esperando pelos próximos lançamentos das grifes nacionais e não costumávamos nos decepcionar, bem diferente do que vem acontecendo desde a virada do milênio.

Mas vamos ao que interessa! Na pele, Essencial OUD Masculino é rico e exala com eficácia. Parece que tudo foi pensado para não transmitir o tal “cheiro de perfume barato” e, por esta razão, já adianto que o preço sugerido de venda é bastante coerente. É o tipo de perfume que poderia ser lançado pelas grifes internacionais mais famosas, com preço final em torno de R$400 e, ainda assim, todo mundo compraria sem pestanejar.

Dito isso, além de qualidade, a fragrância é deliciosa. Assim que testei na fita pela primeira vez, imediatamente me lembrei do cheiro do Ferrari Essence Oud. E por mais que eu não goste de fazer comparações, porque não quero criar esse precedente, ainda assim fui massacrado por dúvidas de seguidores com a famosa pergunta que não quer calar: “E aí, se parece com algum outro?”.

Então, embora a memória olfativa já estivesse direcionada, cheguei a comparar este perfume com Quartz Addiction, Spicebomb e Polo Supreme Oud, além de Encounter (porque li que alguém havia achado similar). Em seguida, fui um pouco adiante e verifiquei se havia algo do Montale Red Aoud, mas aí a briga ficou feia…risos. Não satisfeito, resolvi fazer dois layerings envolvendo o Ekos Copaíba com o Ferrari Essence OUD. E no final das contas, não teve jeito mesmo: Essencial OUD Masculino possui grande semelhança olfativa com Ferrari Essence Oud, exceto pela principal diferença entre eles, que é a evidente nota de rosa deste último. Mas não se preocupe se você não conhece nenhum desses perfumes citados, porque eu vou te explicar como é o cheiro do Essencial OUD Masculino.

Ao tocar a pele, um banho de especiarias quentes, principalmente, o açafrão. Então, como se estivesse no topo da composição, a canela chega dominando, adocicada pelo acorde do pralinê. É a sensação de canela adocicada, salpicada sobre espume de leite, como naquele café que costuma ser preparado por baristas e chamado de “canelinha”. Junto com isso, um cheiro macio, como se fosse um acorde de camurça, antecipa uma base amadeirada e cremosa, cheia de sândalo e oud.

Tem cheiro medicinal? Não. Tem cheiro de chocolate? Não. Em se tratando do óleo essencial de OUD, conhecido como ouro líquido por seu preço elevado (eu expliquei isso no teaser da chegada), a faceta explorada foi mesmo a mais amadeirada. O que confere um aspecto mais aberto é o cedro e, sobretudo, o óleo de copaíba, com teor um pouco mais amargo. Por esta razão, diferente do que muitos podem pensar, Essencial OUD Masculino não precisa ser usado apenas à noite ou em dias frios, conforme citei antes. Mas é claro, que o desempenho vai ser melhor nessas condições. Aliás, seu lançamento nessa época do ano foi providencial, pois as manhãs e noites estão mais geladas e a temperatura aumenta durante a tarde, no outono.

Ah, faltou falar da fixação! Na minha pele, segura sem esforço entre oito e dez horas. Ou seja, essa criação conjunta entre Verônica Kato e Pierre Guéros (perfumista especializado em OUD na Symrise) trouxe um enorme problema para a empresa: tentar fazer algo melhor nos próximos lançamentos, o que não vai ser tarefa fácil.


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

49 comments on “ESSENCIAL OUD MASCULINO, DE NATURA

  1. Giovane

    Achei ele bem parecido com Azzaro Decibel no começo.

    Bom perfume, boa resenha!

    • Nunca senti essa relação, porque o Decibel me transmite muito o cheiro de fumaça de discoteca. Mas vou observar com mais atenção essa relação que você citou.
      É muito bom ver as percepções dos outros. Obrigado por compartilhar!

  2. Marcílio Rodrigues de França

    Queria saber o valor

    • Oi Marcílio!
      Você precisa verificar valores com Consultoras da empresa ou em lojas físicas.

  3. Boa tarde, sou um apaixonado pelo mundo dos perfumes, seus aromas etc…Gostaria de ter uma linha de perfume com OUD, estou entre o Ferrari OUD e agora esse da Natura (apesar que tenho muita restrição pois os perfumes da Natura fixam muito pouco, muito rente a pele), para você o que sugestão daria?

    • Esse perfume da Natura é muito bom. Se ficasse rente à pele ou não tivesse boa duração, com certeza seriam pontos levantados na análise. De toda forma, se você puder investir um pouco mais de dinheiro, Ferrari Essence Oud irá te satisfazer em todos os quesitos, inclusive, qualidade e presença do ingrediente-chave.

  4. Pedro Justo

    Boa noite. Testei várias vezes esse perfume e por mais que seja bom, ele tem um grande defeito:ele é abafado. Logo, toda a complexidade do perfume ficam escondidas. Ficou uma borracha defumada e amarga. Falta um pouco mais de cítricos para que tenhamos uma ópera. Enjoa fácil.

  5. Ótima resenha.
    Achei o Essencial Oud muito parecido com o Tema que usei nos anos 80 e que, infelizmente, a Natura tirou de linha. Nele também tinha a Bergamota, a canela e o Sândalo.

  6. Sales Sousa

    Cassiano bela resenha…
    Pois bem acabei de adquirir o meu. O resultado foi fantástico, e olha que so uso Importados, mas sua resenha me deixou com o nariz aguçado.

  7. Myko

    Comprei este perfume…não fixa na pele !
    Parece Kenzo Homme, a diferença que não é bom! Não mesmo !!
    Realmente porcaria de perfume, não gostei. Não indico.

    *Uso Toda a linha Boss !!!!* ( não tem erro )

    Perfume como esse essencial? tá pra criar um pior. Muito muito fraco … muito ruim !!!

    • Deve ter comprado em uma calçada de madureira. Aqueles perfumes num prato embalado com insulfime. Kkkk.

  8. Excelente resenha!!!
    É um perfume extremamente viril?
    Você acha que será ediçao limitada?
    Tenho uma enorme admiração pelo seu incrível trabalho! Muito obrigado por proporcionar magníficas resenhas! Satisfação e prazer; são palavras que descrevem o que sinto ao ler suas resenhas. Bom, meu muito obrigado novamente! Tenha uma excelente noite e fique com Deus!

    • Obrigado Maycon!
      Não acho que vai ser edição limitada não. Do contrário, acredito que a área de comunicação teria repassado a informação no Press Kit.

  9. Ector

    entre ele e o intenso ficaria com qual ? e o principal motivo?

  10. Priscila

    Acha que esse perfume pode ser usado por mulher? Achei ele bem mais interessante que o feminino, pela primeira vez na minha vida penso em usar um perfume masculino kkkk

    • Acho que esse é um dos tipos de perfumes masculinos que podem combinar muito bem com a pele feminina (sem cremes, tá?).

  11. Denilson Ferreira

    Experimentei ontem o Bvlgari Man in Black numa loja do shopping da minha cidade e fiquei maravilhado com as notas de canela e especiarias orientais. Ouvi dizer que o o OUD da Natura tem uma nota de canela semelhante ou tão boa quanto. Já encomendei o meu mesmo no escuro rsrs.

  12. José Nilton

    Belíssima resenha, vou adquirir um em breve…

  13. Paulo Fernandondo Silva junior

    Boa Cassiano ele lembra bem o Ferrari essence oud mas sem aquela rosa ( eu acho ). O que tinha no Ferrari que me incomoda nesse não tem , agora eu passei o feminino e joguei o masculino por cima .. foi só elogios , ficou perfeito , fiz para mim uma versão do Black orchid kkk , mas ficou perfeito , só uso assim Agora .

    • Sim Paulo, foi exatamente o que escrevi na minha análise. Bom saber que tem mais gente captando as mesmas coisas que eu captei por aqui.

  14. ALLYSON MENDES ROSA

    Fiquei sabendo que o essencial oud feminino é bastante compartilhavel. Isso procede??

  15. Boa tarde Cassiano. Você citou uma semelhança com Spicebomb, bem de longe achei tb. Será que não teria no Essencial uma nota de vetiver escondida? Ou alguma outra nota que traz esse sensação?

    • Oi Guilherme. Acho que nos instantes em que a canela fica mais presente, vem à mente nuances da evolução do Spicebomb. Mas eu comparei lado a lado e é incrível como ficam distintas, acredita?

  16. Maurilio Guimarães Franco Filho

    Show de resenha, Cassiano. Muito bem elaborada e escrita corretamente. Dá um enorme prazer ler algo assim. Parabéns mais uma vez! Você achou que a canela do Essencial Oud lembra a canela presente no One Million Privé em algum momento!

    • Uhm…vou prestar mais atenção. Não me atentei para o One Million Privé Maurilio!

  17. Hildebrando Filho

    Aguçou ainda mais minha curiosidade. Por enquanto, considero o Intenso o melhor da Linha Essencial, vou testar esse na pele pra ver o que vou achar dele… Vou pedir pra minha irmã me vender sem a comissão pra facilitar! kkk

    • Tb adoro o Intenso (mais do que o Exclusivo e o Estilo). Mas esse é para quem já conhece um pouco do estilo Oriental (não família olfativa) e pode encontrar por menos de R$200 em solo nacional.

  18. Marilene

    Não existe resenhista de perfume melhor que você. A resenha vira uma poesia, engrandece o perfume, que se já for bom, fica melhor ainda. E eu que não uso perfumes masculinos de jeito nenhum, vou comprar. Já experimentei e amei. E com essa resenha então, já é. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  19. Perfeita resenha. Muito explicativa. Comprei o feminino em uma promoção e estou na expectativa. Vou esperar sua resenha sobre ele.

  20. dá uma satisfação tão grande ler uma resenha bem escrita assim! não apenas pelo português corretamente empregado (tão difícil em tempos de whatsapp e redes sociais…), mas, sobretudo, por claramente ser resultado de dedicação, de estudo e associações. obrigado por uma resenha tão redondinha e parabéns pelo bom trabalho!

  21. Rodrigo Sousa de Santana

    bela resenha Cassiano

  22. Jean Marcel

    Cassiano Silva, a resenha ficou, simplesmente, espetacular. Parabéns!

  23. ana lucia

    ola Cassiano! Obrigada pela ótima resenha, quero muito conhecer essa nova fragancia assim que puder.

  24. Fernando Camargo

    Uma verdadeira aula de de texto, é uma interpretação olfativa maravilhosa.

  25. Severino

    Depois de ler e viajar nessa resenha, fiquei muito curioso, apesar de não ser muito fã dessa nota. Mas normalmente a Natura me surpreende, aliás só ela ultimamente.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »