shadow

UN JARDIN APRÈS LA MOUSSON, DE HERMÈS 

Perfumart - resenha do perfume Hermès - Un Jardin Aprés la MoussonFoi o último perfume lançado para a linha Un Jardin, que foi criada para representar uma espécie de diário de bordo das viagens pelos jardins mais incríveis e bucólicos, segundo o ponto de vista de Jean-Claude Ellena, perfumista renomado da casa Hermès.

Lançado em 2008, “Um Jardim após a Monção” é um passeio por Kerala, que é um dos Estados da Índia, banhado pelo mar da Arábia e que se destaca por ter o maior índice de desenvolvimento econômico em todo o País. O local passa por cerca de 120 a 140 dias chuvosos ao ano, devido às fortes chuvas da monção de verão.

Monção é o termo dado aos ventos sazonais que estão associados à alternância entre os períodos de seca e de chuva, muito comuns nesta região da costa da Índia. Após a monção, é quando ocorre, em muitos lugares, o período de renovação, quando animais voltam a caçar, plantas voltam a dar frutos, lagos e rios voltam a ficar cheios, etc.

Para quem pensa no famoso cheiro de terra molhada após a chuva, a decepção é grande. Aqui, a tentativa foi captar os aromas dos charcos, das plantas molhadas, do florescimento e do renascimento. Contém notas de cardamomo, gengibre, coentro, flor de gengibre, pimenta e acorde de vetiver. Mas há quem afirme que existam notas de melão ou melancia. E isso tem um fundamento!

Assim que aplicada na pele, a saída é levemente floral e frutal, com algo que, realmente, remete a nuances de melão. É levemente adocicada também. Em seguida, a fragrância permanece com aspecto úmido, como se fosse um campo de bambus secando ao sol, com pimenta suave e levemente picante. O aspecto frutal começa a ficar mais contido, mas existe a nuance floral, graças à flor do gengibre, que dizem ser bastante perfumada, parecendo com jasmim em alguns momentos. Depois de um bom tempo, ao final da evolução, sinto o cardamomo, mais seco.

Assim como nos demais perfumes da linha, a projeção não é o forte, sim a durabilidade. É, sem dúvidas, um dos melhores da linha, juntamente com Un Jardin En Méditerranée.

A partir de agora, assistir àqueles documentários sobre os tigres asiáticos em seu habitat natural e selvagem, passa a ter um novo cheiro na minha mente.


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

2 comments on “UN JARDIN APRÈS LA MOUSSON, DE HERMÈS 

  1. Adoro suas resenhas. Bastante sensível e de bom gosto, geralmente são de acordo com as minhas percepções quando experimento um novo perfume. Estou comprando um decant desse Jardin para conhecer, e estou há muito tempo procurando uma fragrância para usar em dias quentes. Usei o Jour D’hermés, achava bom, mas quero algo mais “verde”. Espero que esse fique bom na minha pele. Ainda não experimentei o Mediterraneé, tive receio de ficar muito amadeirado pra mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *