shadow

FUSION ÉNIGMATIQUE, DE IN THE BOX

Perfumart - resenha do perfume ITB - Fusion Énigmatique

O perfume Fusion Énigmatique foi lançado em 2019 e faz parte da linha autoral da marca In the Box, chamada de Match of Senses (Combinação de Sentidos, em Língua Portuguesa). Junto com ele, mais três perfumes chegaram ao mercado no mesmo momento: Omnia IV, Origine Un e Euphoria Sensuale.

Fusion Énigmatique é classificado, pelo fabricante, como um floral-frutado de identidade olfativa única. Sua fragrância possui notas de bergamota, flor de laranjeira, mel e gerânio, no topo; Notas de rosa, tuberosa, flor de mimosa, patchouli e íris, no corpo; Notas de almíscar, baunilha, vetiver e ambergris, na base da pirâmide olfativa.

É um perfume comercializado como feminino e foi o vencedor na categoria de Melhor fragrância feminina da América Latina, em 2019. E já posso adiantar: mereceu levar o prêmio!

Ao tocar a pele, Fusion Énigmatique explode em graça e elegância, com bastante flor de laranjeira e muito, MUITO mel! Que bom que a bergamota está ali para trazer a assinatura chipre desta fragrância que, na minha pele, se comporta mesmo como chipre-floral.

Fusion Énigmatique não veio para brincar. Dentre as quatro fragrâncias iniciais, ela é a mais audaciosa, sem dúvidas. É evidente que o criador teve muita influência de fragrâncias opulentas de outrora, como Ysatis (YSL), Rumba (Ted Lapidus) e White Diamonds (Elizabeth Taylor). A maior diferença está na composição, agora mais minimalista, e no fato de que antigamente a flor do ylang-ylang trazia nuances mais adocicadas e frutadas, por vezes lembrando cheiro de bananas. Aqui, o mel faz o update da composição, dando o toque da atualidade.

Fusion Énigmatique não tem uma evolução abrupta, daquelas que a fragrância parece se transformar em outras com o passar do tempo. É sutil e linear, sempre mantendo o espírito floral, que é mais amarelo do que branco. Aliás, em se tratando de sinestesia – que faz parte do conceito dessa linha autoral –, acredito que um frasco na cor amarela, com tons mais escuros (cor de gema de ovo), teria representado melhor este produto.

Voltando à fragrância, não há rosa cara o suficiente que seja capaz de derrotar o poder de uma tuberosa. Intensa e adocicada, ela se funde com as facetas mais secas da mimosa e ganha nuances levemente lenhosas, graças ao patchouli. Lembra do mel? Ele continua exalando, firme e forte!

Fusion Énigmatique ainda vai além e traz uma base densa, cuja nota de baunilha poderia ter destruído toda a beleza da fragrância. Mas o que temos aqui é uma baunilha cremosa, que afunda em um vaso repleto de almíscar onde as flores foram colocadas para embelezar a pele.

Fusion Énigmatique não é um Perfume de Nicho, até porque a empresa foi fundada com o propósito de oferecer fragrâncias inspiradas nas mais famosas, prezando por mais qualidade e a um preço acessível. E a linha Match of Senses surgiu para testar a aceitação do público com relação às novas fragrâncias, desta vez independentes. Portanto, não se pode misturar os segmentos!

Dito isso, o que posso afirmar é que a fragrância de Fusion Énigmatique é luxuosa, requintada e de excelente performance, não deixando nada a desejar com relação às fragrâncias que são vendidas por marcas internacionais dos segmentos Prestige, Nicho ou Indie. E nesse aspecto, a sensação de vitória é até maior, pois o resultado superou as expectativas.

Por fim, tenho algumas perguntas para te fazer: você gosta de fragrâncias florais e opulentas, como as dos anos 80? Você gosta de criações que trazem a nota de tuberosa? Você aprecia florais banhados por mel? Você paz parte do time no qual projeção e fixação são indispensáveis?

Se a sua resposta foi sim, então Fusion Énigmatique é aquele tipo de perfume que parece ter sido feito, sob medida, para você.


 

The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: