NARCISO RODRIGUEZ

Perfumart - Narciso Rodriguez logoNascido em janeiro de 1961, Narciso Rodriguez é filho de pais imigrantes de Cuba. Ele e suas duas irmãs foram criadas em Kearny, Nova Jersey, onde sempre conviveu com muitas mulheres que costuravam. Quando ele estava no ensino fundamental, gostava de desenhar. No ensino médio, teve aulas de arte e como aprendiz de alfaiate. Fez faculdade na Parson’s School of Design, em Nova York. Mas antes de estudar moda, ele flertou brevemente com a idéia de uma carreira em arquitetura e chegou a se inscrever em cursos de design gráfico.

Direto da faculdade, realizou diversos trabalhos como freelancer, entre 1982 e 1985. Foi quando conseguiu o emprego dos seus sonhos: trabalhar sob a tutela de Donna Karan na Anne Klein, onde ficou até 1991. Entre 1991 e 1994, trabalhou com as roupas femininas de Calvin Klein.

Em 1995, Rodriguez se tornou diretor de design na TSE Cashmere, onde apresentou as primeiras coleções “prontas para vestir” para homens e mulheres. Simultaneamente, foi nomeado Diretor de Design na Cerruti, em Paris. Em outubro de 1997, lançou a sua primeira coleção de roupas femininas tendo o seu nome como marca. No mesmo ano, a luxuosa Loewe nomeou Narciso como Diretor Criativo de roupas femininas, cargo que ocupou até 2000.

A história de sucesso começou quando ele desenhou o vestido Dina Ruiz com o aclamado ator Clint Eastwood, em março de 1996. Mais tarde, os holofotes se voltaram para ele, novamente, com o vestido criado para o casamento de Bessette e Kennedy no final daquele ano. Ela era sua amiga desde os tempos em que trabalhou para Calvin Klein.

Depois de encerrar sua passagem pela Loewe, ele fez de Nova Iorque sua casa em tempo integral, onde construiu seu próprio estúdio. Em 4 de novembro de 2008, fez parte de um momento histórico, quando Michelle Obama escolheu usar um vestido da sua próxima Coleção Primavera de 2009. E ela ainda voltou a usar suas criações em outras ocasiões especiais, em 2009 e 2016.

Com o crescente sucesso, também vieram vários prêmios: Designer do ano pela Hispanic Society, em 1997; Designer do ano pela VH1 Fashion Award, em 1997; Melhor Designer de Moda Feminina pelo CFDA (Council of Fashion Designers of America), em 2002 e 2003. Em 2005, a Time Magazine o homenageou como um dos “25 hispânicos mais influentes do mundo” e em 2007, ele recebeu o Fashion Icon Award do Pratt Institute. Em 2009, foi novamente indicado ao prêmio de Designer de Moda Feminina pelo CFDA. Em 2010, ganhou o título de designer da Mercedes-Benz Presents, ganhando o patrocínio da Mercedes-Benz. E os títulos e nomeações não param por aqui.

Com relação ao seu envolvimento com o mercado dos perfumes, Narciso Rodriguez lançou sua primeira fragrância (For Her) em 2003, em parceria com a Beauté Prestige International (da Shiseido). No mesmo ano recebeu o prêmio British FiFi Award de “Melhor Nova fragrância” e, também, o de “Fragrância do Ano para Mulheres”, em 2004. A versão masculina (For Him) foi lançada em 2007 e recebeu o prêmio “Grand Prix du Parfum Award”, em 2008. Ao todo, a marca já lançou mais de 40 perfumes no mercado, que foram feitas em colaboração com perfumistas de renome internacional, como Alberto Morillas, Calice Becker, Sonia Constant, Christine Nagel, Francis Kurkdjian, etc.

Aviso legal: Marcas e logotipos pertencem às empresas e fabricantes e são usados aqui, exclusivamente, para fins de ilustração aos leitores.

 


 

FACEBOOK >>

TWITTER >>